Trabalho individual unopar
Por: ivana silva • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.066 Palavras (17 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO[pic 14]
INTRODUÇÃO.................................................................................................... | 03 |
DESENVOLVIMENTO ...................................................................................... | 04 |
CONCLUSÃO .................................................................................................... | 16 |
REFERÊNCIAS................................................................................................... | 17 |
INTRODUÇÃO
Este produção visa oferecer algumas ideias e reflexões acerca da gestão financeira e orçamento empresarial considerando a importância da contabilidade na busca da vantagem competitiva negocial.
Sob a égide destas ideias este trabalho contempla alguns aspectos importantes para a administração de empresas, tarefa que exige muito esforço e conhecimento por parte dos gestores. Assim, a presente produção explicita o conceito de gestão financeira buscando elucidar algumas informações inerentes ao fluxo de caixa bem como as principais decisões de investimento levando em consideração o risco e o retorno.
Além disso, aborda também os principais tipos de orçamento enfatizando a importância de se conhecer os pontos positivos do orçamento para a gestão e proporciona elucidações tangentes a noções de atuária e Previdência no Brasil.
A gestão financeira de uma empresa envolve um conjunto de ações e procedimentos administrativos que precisam ser levados em consideração no sentido de potencializar a eficiência da gestão. Sendo assim, esta produção proporciona uma visão mais ampla concernente ao direito empresarial levantando alguns requisitos sobre as sociedades empresariais e as sociedades simples explorando as obrigações dos empresários e sociedades empresariais.
Em suma, este trabalho enfatiza a importância do conhecimento da gestão financeira colocando o orçamento empresarial como um elemento fundamental no processo de gestão.
1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
O orçamento empresarial dentro das empresas como uma forma de vantagem competitiva representa fator primordial no sentido de alcançar melhores resultados. Daí a importância de um estudo profundo e detalhado desta temática por parte do gestor financeiro. No intuito de melhor explicar o tema, apresentaremos alguns subitens que juntos constituem um arcabouço importante para o entendimento de que uma empresa não pode ser administrada de forma intuitiva. É importante e necessário que o administrador seja um constante pesquisador, pois assim terá condições de gerir as questões financeiras da organização com eficiência.
- Conceito de gestão financeira
A gestão financeira consiste em um conjunto de ações e procedimentos administrativos, envolvendo o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa, visando maximizar os resultados econômicos financeiros de suas atividades operacionais.
Ressalta-se que as atividades das empresas estão envolvidas com captação e utilização de recursos e o papel do administrador financeiro é o de captar recursos, em condições favoráveis, e o gerenciamento da utilização dos mesmos através da sua alocação eficiente para favorecer desempenho da Administração Geral, uma vez que a gestão financeira atua na distribuição de recursos na organização.
Para Braga (1995, p.23) “todas as atividades envolvem recursos financeiros e orientam-se para obtenção de lucros (...). Desse modo, cada empresa pode ser visualizada como um sistema que multiplica recursos financeiros nela investidos”.
- Gestão financeira e fluxo de caixa
É muito frequente, na gestão empresarial, o administrador se deparar com muitas dúvidas sobre o controle financeiro da empresa, dentre elas, como tornar o controle financeiro eficiente para que sirva de base no processo decisório. Assim, cabe ao gestor financeiro analisar, compreender e informar sobre o fluxo de caixa e seus equivalentes.
Os elementos que envolvem as operações de fluxo de caixa são em número restrito, conforme pontuados a seguir.
A estrutura dos fluxos e do demonstrativo deverá contemplar:
- Caixa: compreende numerário em mão e depósito bancário disponível;
- Equivalente à caixa: são investimentos a curto prazo, de alta liquidez que são prontamente conversíveis em valores conhecidos de caixa e que estão sujeitos a um insignificante risco de mudança de valor;
Os fluxos podem ser indicados em:
- Fluxos de caixa: são entradas e saídas de caixa e equivalente ao caixa;
- Fluxo das operações: são as principais atividades geradoras de receita da empresa e outras atividades diferentes das de investimento e financeiras;
- Fluxo de investimento: são as aquisição e venda de ativos permanente e outros investimentos são inclusos nos equivalentes ao caixa;
- Fluxo dos financiamentos: são atividades que resultam em mudanças no tamanho e na composição d o capital e empréstimo a pagar da empresa.
Assim, tem-se que DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa) é a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período, devendo ser baseado em dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais da empresa, tendo como principal objetivo e fornecimento de informações para tomada de decisões, o que o torna uma ferramenta que auxilia nesse processo, pois permite a visualizam das movimentações financeiras num período futuro preestabelecido.
...