Trabalho unopar individual 1 semestre
Por: lucianolobo • 10/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.203 Palavras (5 Páginas) • 480 Visualizações
2.4.1 Teoria Cientifica
Esse modelo de administração, também chamado de Taylorismo, foi desenvolvido pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Taylor objetivava elevar o nível de produtividade fazendo com que o operário produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos, e pra isso seria necessário padronizar os métodos de trabalho.
Taylor analisou cada tarefa a ser feita na empresa, concluindo que era necessário modificar as relações humanas no processo de produção, a fim de designar a cada operário uma função específica. O operário deveria ser escolhido de acordo as suas habilidades para a realização de determinadas tarefas, não deveria discutir ordens, e deveria seguir as instruções que lhe foram dadas sem questionar. Nesse contexto, Taylor definiu os princípios científicos para a administração nas empresas, com foco na divisão de trabalho, que para ele eram quatro os principais:
Princípio do planejamento: a execução do trabalho deveria ser planejada e testada, os movimentos deveriam ser reduzidos ao mínimo necessário;
Princípio da preparação dos trabalhadores: selecionar o operário de acordo com suas aptidões, e então treiná-los para produzirem mais e melhor, para que atinjam a meta estabelecida;
Princípio do controle: controlar o trabalho feito pelos operários, para verificar se esta sendo feito de acordo com o estabelecido;
Princípio da execução: distribuir as atividades e responsabilidades para que o trabalho seja disciplinado;
Taylor orienta que a organização do trabalho se inicie com uma análise cientifica, de forma a encontrar as melhores ordenações para sua realização. Depois de definidas e adotadas essas formas, selecionam-se trabalhadores mais competentes para a execução (que seriam treinados para desempenha-las).
A primeira tentativa de criar uma abordagem cientifica para administração de empresas, baseadas na reorganização do trabalho e aumento de produtividade foi feita por Taylor. Essa abordagem foi um grande avanço em relação ao modo de gerenciar.
2.4.2 Teoria Clássica
A escola Clássica iniciou com seus fundamentos baseados em Henry Fayol (1841-1925), também conhecidos como Fayolismo essa ciência visava à administração da eficiência no trabalho.
Pode-se afirmar que Fayol valorizou a estrutura das organizações, separou a administração da empresa das suas demais atividades e elaborou seis funções tidas como primordiais:
Funções Técnicas: relacionada à produção de bens ou serviços de uma empresa, definida por Fayol como a principal;
Funções Comerciais: compra e venda de bens ou serviços, permuta de matéria primas e produtos;
Funções Financeiras: procura e gerencia capitais;
Funções de segurança: visa proteger os bens e as pessoas de problemas, como roubo, inundações e obstáculos de ordem social como greves e atentados;
Funções contábeis: relacionada aos registros contábeis, revela a situação econômica da empresa e é um poderoso instrumento de direção;
Funções administrativas: coordena e sincroniza as demais funções, é distribuída dentro dos níveis hierárquicos.
Nesse sentido Fayol criou os atos da administração, baseando-se em cinco áreas. Pertinentes a essas áreas está o planejamento, estabelecendo os objetivos da empresa, e a organização, que sistematiza os recursos disponíveis. Destaquemos também a área coordenar, que almeja metas já traçadas, e controlar que, estabelece padrões de desempenho. Para Fayol, dentre as diversas extensão de atividade da empresa, a administração é a mais importante por coordenar as demais funções.
Apesar de muito criticada na época de sua formulação, a teoria clássica é à base da administração moderna. Fayol caracterizou a administração, pelo enfoque determinado e normativo, ou seja, por princípios regulares. Além disso, valorizou a estruturas das empresas, episódio que até então havia sido feito.
2.5 Mercado Atual
A globalização auferiu diretamente a acirrada competitividade das empresas, o mercado consumidor exigente foi um dos propulsores desse processo. Nesse ambiente de competição para conquistar o mercado consumidor, as empresas buscam cada vez mais aprimorar os atributos dos seus produtos e serviços.
O mercado consumidor foi sendo influenciado pelas transformações ocorridas pelo desenvolvimento da informática, telecomunicações e da automação, essas mudanças estão claras dentro do sistema capitalista.
A falta de tempo do consumidor e a necessidade das empresas de se destacar para o cliente, provocam uma grande demanda de itens, por esses motivos há a concorrência no mercado. Essa obstinada aversão também influencia fortemente as decisões relacionadas à formação do preço de venda.
Há alguns anos, esse preço de venda muitas vezes era baseado em informações abstratas. Contudo, a competitividade atual mudou a forma como esses preços são definidos, principalmente quando alguns países
...