TÉCNICAS DE PESQUISA
Por: Amanda Cardoso • 8/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 4.908 Palavras (20 Páginas) • 136 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Amanda Franceline Cardoso
Kércia Gouveia dos Santos
TÉCNICAS DE PESQUISA
PIRACICABA
2017
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Amanda Franceline Cardoso
Kércia Gouveia dos Santos
TÉCNICAS DE PESQUSA
Relatório relativo às técnicas de pesquisa apresentado no Curso de Ciências Contábeis da UNIMEP como exigência da Disciplina Técnicas de Pesquisa em Contabilidade
Profa. Sueli M. Leme
PIRACICABA
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. TÉCNICAS DE PESQUISA: CONCEITO 5
3. TÉCNICAS DE PESQUISA NAS CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAS: ANÁLISE COMPARATIVA 7
4. TÉCNICAS DE PESQUISA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 10
4.1. Documentação Indireta 10
4.2. Documentação Direta 11
4.3. Documentação Direta Intensiva 11
4.4. Documentação Direta Extensiva 12
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
APÊNDICES 14
APÊNDICE A: Fichamento 1 15
APÊNDICE B: Fichamento 2 16
APÊNDICE C: Fichamento 3 17
APÊNDICE D: Fichamento 4 19
APÊNDICE E: Fichamento 5 20
APÊNDICE F: Fichamento 6 21
APÊNDICE G: Fichamento 7 22
APÊNDICE H: Fichamento 8 23
APÊNDICE I: Fichamento 9 24
APÊNDICE J: Fichamento 10 25
APÊNDICE K: Fichamento 11 26
APÊNDICE L: Fichamento 12 27
APÊNDICE M: Fichamento 13 28
APÊNDICE N: Fichamento 14 29
APÊNDICE O: Fichamento 15 30
REFERÊNCIAS 31
- INTRODUÇÃO
A metodologia é vista como uma disciplina que estuda, compreende e avalia os vários métodos disponíveis para a realização de uma pesquisa acadêmica (PRODANOV; FREITAS, 2013).
Partindo da concepção de que método é um procedimento ou caminho para alcançar determinado fim e que a finalidade da ciência é a busca do conhecimento, podemos dizer que o método científico é um conjunto de procedimentos adotados com o propósito de atingir o conhecimento (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.24)
Sendo assim, “podemos definir pesquisa como o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico” (GIL, 2008, p.26).
O principal objetivo da pesquisa é descobrir respostas para problemas através da utilização de procedimentos científicos. Diante desse conceito é possível definir pesquisa social como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite alcançar novos conhecimentos no campo da realidade social (GIL, 2008).
Desse modo, essa pesquisa visa responder ao seguinte questionamento: qual a importância de realizar estudos em técnicas de pesquisa em contabilidade?
Tendo como principal objetivo, conceituar, apresentar e descrever as diversas técnicas de pesquisa, elaborando, assim, uma análise comparativa das técnicas de pesquisas das ciências naturais e das ciências sociais aplicadas.
O presente estudo se justifica enquanto possibilidade de auxiliar e direcionar a produção acadêmica promovendo o conhecimento de técnicas e métodos para o desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso bem como das demais produções científicas demandadas pelo processo de educação continuada.
- TÉCNICAS DE PESQUISA: CONCEITO
Segundo Marconi e Lakatos (2002, p.16) a pesquisa “é um procedimento formal, com método reflexivo, que requer um tratamento cientifico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”.
Portanto, pesquisa é um conjunto de propostas para encontrar soluções para um problema que tenham por base métodos racionais e sistemáticos. Realizamos uma pesquisa quando temos um problema e não temos informações para solucioná-lo (PRODANOV; FREITAS, 2013).
Ela visa descobrir respostas para perguntas empregando procedimentos científicos, que são processos criados para aumentar a probabilidade de que a informação obtida seja significativa para a pergunta proposta e, além disso, seja precisa e não-viesada (ou não tendenciosa) (FACHIN, 2005, p. 140).
Certamente as chances de sucesso são maiores quando evidenciamos a pesquisa como um processo e não como uma simples coleta de dados (PRODANOV; FREITAS, 2013).
A pesquisa sempre parte de um tipo de uma interrogação. Ela vai responder às necessidades de conhecimento de certo problema ou fenômeno. Onde várias hipóteses são levantadas e a pesquisa precisa validá-la ou confirmá-la (PRODANOV; FREITAS, 2013).
Minayo (2009, p.16) diz que “é a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo”. Ou seja, a pesquisa vincula pensamento e ação, nada pode ser intelectualmente um problema sem que antes tenha sido um problema da vida prática.
...