UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PARTICIPANTES DA CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ – NÚCLEO UEPG
Por: Ruliane Silva • 23/2/2020 • Monografia • 22.615 Palavras (91 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
DÉBORA CRISTINA BISCAIA
RULIANE APARECIDA PINTO DA SILVA
UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PARTICIPANTES DA CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ – NÚCLEO UEPG
PONTA GROSSA
2015
DÉBORA CRISTINA BISCAIA
RULIANE APARECIDA PINTO DA SILVA
UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PARTICIPANTES DA CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ – NÚCLEO UEPG
Relatório Final do Estágio Supervisionado III, apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Orientadora: Profª Msc. Marta Lúcia Schaedler.
PONTA GROSSA
2015
DÉBORA CRISTINA BISCAIA
RULIANE APARECIDA PINTO DA SILVA
UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PARTICIPANTES DA CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ - NÚCLEO UEPG
Relatório Final do Estágio Supervisionado III submetido à Banca Examinadora homologada pelo Colegiado do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como exigência parcial dos requisitos necessários à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.
Ponta Grossa, 16 de fevereiro de 2016.
____________________________________
Profª Msc. Marta Lúcia Schaedler – Orientadora
Universidade Estadual de Ponta Grossa
_______________________________
Profº Msc. Everaldo da Silva – Examinador
Universidade Estadual de Ponta Grossa
________________________________
Profº Msc. Hélio de Lara Dias – Examinador
Universidade Estadual de Ponta Grossa
AGRADECIMENTOS
Primeiramente, agradeço а Deus, que permitiu que tudo isso acontecesse e não me deixou desistir, não somente nestes anos como universitária, mas em muitos momentos de minha vida.
Essa conquista que alcanço hoje se deve aos esforços dos meus Pais, Marcelo e Ana, que em todos os momentos dessa caminhada estiveram comigo, me apoiando e acreditando em minha capacidade. Agradeço aos dois, que são a minha base, e um dia espero retornar todo o esforço que dedicaram a mim.
Agradeço ao meu companheiro e noivo Diego, que nos momentos difíceis desta etapa sempre me incentivou a ir em frente, e pela ajuda que me prestou ao longo desses quatro anos.
Aos meus amigos e colegas de sala de aula, pelos momentos que passamos juntos, particularmente à Juliana e à Lais, que sempre estiveram a meu lado nessa caminhada. E à minha amiga Ruliane, a companheira com a qual elaborei este trabalho, por toda ajuda e paciência durante esses anos.
Agradeço a todos os Professores que passaram por minha trajetória acadêmica, por todo o conhecimento que me passaram. Em especial agradeço a Professora Msc. Marta Lúcia Schaedler, que não mediu esforços para me ajudar na elaboração deste trabalho.
A todos que, direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, о meu muito obrigada!
Débora Cristina Biscaia
AGRADECIMENTOS
Primeiramente, agradeço a Deus, por ter iluminado e guiado meus passos nessa longa caminhada e por ter me dado forças para continuar a cada ano.
À minha mãe Nilza, que em todos os momentos dessa trajetória esteve ao meu lado, me apoiando e acreditando em meu potencial.
Ao meu amigo e namorado Diogo pela compreensão e apoio, e por estar sempre ao meu lado.
Agradeço também aos amigos e colegas pelos momentos que passamos juntos durante esses quatro anos, principalmente, às minhas amigas Juliana e Lais, que me ajudaram nesta caminhada. E em especial à minha amiga Débora por seu companheirismo e paciência durante a realização deste trabalho.
À Equipe do Bom Negócio Paraná – Núcleo UEPG, pelas viagens e os laços de amizade que firmamos, meu muito obrigada. Agradeço também à Professora Marilisa, orientadora do projeto, por ter me dado à oportunidade de estagiar no PBNP.
E, por último e não menos importante, a todos os Professores por todo conhecimento e dedicação que desempenharam durante o curso. Em especial à Professora Marta, que dedicou sua atenção auxiliando-nos para colocar este trabalho em prática.
Obrigada a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste trabalho.
Ruliane Aparecida Pinto da Silva
Nenhuma mente que se abre para uma nova ideia voltará a ter o tamanho original.
(Albert Einstein)
RESUMO
Este estudo tem como objetivo identificar as causas da evasão do Programa de Capacitação Bom Negócio Paraná – Núcleo UEPG (PBNP), no período de agosto de 2012 a agosto de 2015. O ponto de partida deste trabalho se deu através de uma fundamentação teórica. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando-se do método survey, e do questionário como instrumento para coleta de dados. A evasão é caracterizada quando o cursista inicia, mas, por algum motivo, deixa de frequentar à capacitação. A população abordada foi de 381 (trezentos e oitenta e um) desistentes da modalidade presencial, aos quais foi aplicado o questionário via e-mail, obtendo uma amostra de 86 (oitenta e seis) desistentes, o que representa 23% (vinte e três por cento) do total da população. De acordo com os principais resultados apontados pelos respondentes, as barreiras encontradas nos módulos, durante o curso, foram: pouca duração dos módulos; atividades propostas; e acompanhamento dos consultores. Constatou-se que o módulo em que os desistentes apresentaram maior dificuldade foi o de Gestão Financeira. E quanto às causas da evasão do PBNP levantadas por este estudo, foram, principalmente: problemas pessoais, pouco tempo para cada módulo, incompatibilidade de horários do cursista e explicações insuficientes em relação ao conteúdo. Os respondentes assinalaram também motivos como a superficialidade do curso e o difícil acesso ao crédito, que é concedido pela Agência Fomento Paraná aos concluintes da capacitação.
...