Uma Visão teórico-reflexiva da teoria da contabilidade
Por: Bárbara Rasch • 12/4/2018 • Resenha • 364 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
Uma visão teórico-reflexiva da teoria da contabilidade
(RIBEIRO FILHO, 2009, Unidade 1)
1. De que maneira a contabilidade pode auxiliar na redução do conflito distributivo?
Na redução do conflito distributivo, que consiste na apropriação desigual de bens e serviços na sociedade, a contabilidade auxilia através do conhecimento e da concepção de um modelo de informações para formar um mapa de marcadores com o intuito de reduzir conflitos. Esse mapa de marcadores se utiliza de métricas contábeis produzidas
no âmbito dos sistemas de informações e promove o alinhamento dos objetivos entre as pessoas, ao mesmo tempo em que se afirma pelo necessário distanciamento em relação aos interesses dos vários agentes econômicos, que reivindicam sempre as maiores remunerações para seus próprios fatores de produção.
2. Na visão dos autores, como a contabilidade adquire o necessário distanciamento em
relação aos interesses dos agentes econômicos e, consequentemente, a legitimação frente tais agentes?
A contabilidade não é partidária dos detentores do capital, nem dos detentores do fator
trabalho, nem dos detentores dos recursos naturais, nem tampouco é partidária do Estado, enquanto detentor de concessões públicas e do poder de regulação. O distanciamento requerido da contabilidade, na perspectiva de uma mediação legitimada pelos agentes econômicos, funda-se em três concepções: autonomia técnica e científica (a contabilidade é matriz geradora do conhecimento necessário a uma mediação competente); representação corporativa (expressa-se em um corpo profissional especializado e integrado, voltado para um mediação efetiva) e; compreensão ética e social (elege a sociedade como entidade por excelência, como forma de circunscrever uma mediação que cultive valores sociais altos, ambientados no bem comum, na verdade e na justiça).
3. No capítulo, os autores propõem o seguinte questionamento: Para que serve a teoria no mundo da contabilidade? Responda esse questionamento com as suas palavras.
No mundo da contabilidade, a teoria é a base necessária para a compreensão dos fenômenos sociais e econômicos, para desenvolver a crítica e não aceitar as coisas como elas são, sem a mínima reflexão e, por fim, transformar a realidade do ser humano.
Ademais, a teoria é indispensável também como uma espécie de linguagem (idioma), cuja sintaxe viabiliza o entendimento da informação, concedendo valor a ela. Em outras
palavras, essa linguagem permite a descrição, explicação e significação de fenômenos
contábeis para auxiliar na solução de conflitos.
...