Ética em Gestão de Projetos
Por: Milena Cristiele • 15/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.904 Palavras (12 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SOBRE AS EMPRESAS 4
2.1 SOBRE AS PERSONAGENS ENVOLVIDAS 4
2.2 SOBRE O RELACIONAMENTO ENTRE AS EMPRESAS 5
2.3 SOBRE OS SISTEMAS E PROCESSO 5
2.4 EMPREENDEDORISMO 6
2.5 ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS 8
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Se tratando de projetos, existe sempre a cobrança das evidências de conclusão de cada etapa, afim de evitar problemas em auditorias e fiscalizações. Neste contexto, podem ocorrer muitas propostas de encobrimento de erros e falhas por trocas em vantagens. Estes erros, que nem sempre são verdadeiros, sendo muitas vezes fictícios, somente para “maquiar” o que deveria ser o correto no projeto e debitar na conta dos envolvidos o valor previamente acertado para execução deste acordo.
Na empresa Tecnosampa aconteceu algo similar ao descrito acima. O gerente de projetos Silvio Becker, se encontra em uma situação de conflito ético quando da execução de suas atividades laborais com projetos que são altamente lucrativos e que garantem a empregabilidade de seus 100 empregados no Brasil, porém conta com uma parte “negra”, onde evidências precisam ser mascaradas para poderem parecer lícitas e continuarem a operacionalização das atividades.
A Tecnosampa tem um contrato bastante significativo com a cliente alemã Steinadler, de onde vem boa parte dos lucros que mantém a empresa brasileira atualmente. Todavia, justamente este contrato seria aquele em que são criadas falsas evidencias de execução de projeto para encobrir falhas, e esta tarefa já se tornou rotineira, gerando desconforto ao gerente Silvio, que sempre procurou executar os projetos da Steinadler corretamente, entretanto, nesta prestação de serviços em especifico, o mesmo enfrentara diariamente uma angustia pessoal, pois se sentia obrigado a executar atividades as quais acreditava que não eram eticamente corretas.
Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo, propor soluções no que se referem às questões éticas, processos operacionais e culturais que possam agregar valor, transformando o ambiente que hoje se mostra conflituoso para o gerente de projetos, eticamente falando, em uma situação mais confortável de trabalho.
2 SOBRE AS EMPRESAS
A Steinadler é uma grande indústria química, multinacional, sediada na Alemanha e com filiais por todo o continente. Seu faturamento anual gira em torno de € 300 milhões/ano. Sua especialização é no ramo de tintas e solventes. Sua filial no Brasil contribuiu, em 2013, com 40% do faturamento global, o que lhe rendeu um destacado investimento financeiro da matriz para melhoria dos resultados.
Desde a inauguração da filial brasileira da Steinadler os executivos sentiram a necessidade de tropicalização dos sistemas de informação da matriz por acharem que o cenário brasileiro possuía particularidades especificas em diversos aspectos do modelo de negócios, como exemplo a tributação. A partir disso, concordou em iniciar uma parceria local, com uma empresa de software. A Tecnosampa se destacou entre os demais concorrentes por sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em cenários complexos.
A Tecnosampa é uma empresa brasileira de médio porte com aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários, oferecendo ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. De 2009 a 2014 faturou em torno de R$ 7 milhões/ano. Seus destaques no mercado são: inovação e compromisso de entrega.
- SOBRE AS PERSONAGENS ENVOLVIDAS
O organograma da Tecnosampa era constituído da seguinte forma: o Sr. Nogueira era o presidente e ocupava uma posição na esfera diplomático-comercial mas fazia questão de estar informado de todas as atividades operacionais. Logo em seguida na hierarquia vinham os Vice-Presidentes (VPs), o VP técnico Ferreira, responsável pela área de operações da empresa; e o VP comercial Pereira, responsável pela conquista de novos clientes e preservação dos atuais. Após, vinha Silvio Becker, gerente de projetos da Tecnosampa, escolhido para representar a empresa na condução dos projetos da Steinadler, pois alem de sua vasta experiência na área de desenvolvimento de sistema de informação e ser graduado em engenharia, também tinha conhecimentos básicos no idioma alemão. Silvio procurava executar os projetos da Steinadler corretamente.
Organograma da Tecnosampa
[pic 12]
- SOBRE O RELACIONAMENTO ENTRE AS EMPRESAS
As empresas em questão iniciaram um relacionamento no segundo semestre de 2009. A empresa Tecnosampa seria responsável por prestar serviço de desenvolvimento de sistema de informação para a Steinadler, sendo que o primeiro projeto foi relacionado a um sistema de controle comissionado de vendedores e canais de venda.
A Tecnosampa e seus gestores teriam que elaborar os projetos segundo disciplinas e regras da matriz. Nessa incorporação existiam processos de trabalho que são os projetos de prestação de serviço na criação de projetos pela empresa de software. Na empresa em questão o sistema de informação se dá pela criação de software para a criação de sistemas e gestão de projetos. Os projetos devem atender a demanda e o pedido do cliente.
Esses projetos precisam ser minuciosamente especificados para que a verba de execução fosse liberada, porém nem sempre ocorria eticamente a realização sendo que algumas vezes era obrigado a forjar evidencias e artefatos irreais que registrariam o andamento de alguns projetos.
- SOBRE OS SISTEMAS E PROCESSO
O primeiro projeto da parceria ente Tecnosampa e Steinadler, relacionado a um sistema de controle comissionamento de vendedores e canais de venda, agradou muito a corporação e rapidamente se espalhou entre as filiais. Entretanto, nos bastidores, nem tudo no projeto foi bem sucedido. Silvio identificou diversas dificuldades em se alinhar com a forma de condução de Oliveira que não se preocupava em apresentar claramente os requisitos do projeto, surgindo a todo momento novidades no escopo e o valor/prazo não poderia ser alterado para não frustrar as expectativas da área de TI da matriz.
...