Ética e Moral
Por: jovelinasales • 18/6/2016 • Trabalho acadêmico • 635 Palavras (3 Páginas) • 402 Visualizações
Ética e Moral
- Qual o conceito de ética.
R= Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
- O que se entende por limite ético.
R= Substrato ético fundamental baseado no respeito entre as pessoas e na ideia de limitar a atividade própria para tornar possível o exercício da atividade alheia.
- Conceitue Moral.
R= É o conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade e essas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano, como sua etimologia diz “os costumes”. Valores e práticas dos deveres impostas pelos costumes.
- Diferencie ética de moral.
R= A ética é a ciência dos costumes. Já a moral não é ciência, senão objeto da ciência. A moral é um dos aspectos do comportamento humano é o conjunto de normas adquiridas pelo hábito reiterado de sua prática. Como ciência, a ética procura extrair dos fatos morais os princípios gerais a eles aplicáveis. “Enquanto conhecimento científico, a ética deve aspirar à racionalidade e objetividade mais completas e, ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos e, no limite do possível, comprováveis”.
- Como a ética pode ser aplicada as profissões.
R= Através da deontologia profissional que é um princípio fundamental: agir segundo ciência e consciência. Essa a ideia-força a inspirar todo o comportamento profissional que vale para toda e qualquer profissão.
- O que se entende por ética aristotélica.
R= podemos dizer que é a arte de Viver bem, ou bem viver para conseguir o equilíbrio.
- O que se entende por moral absoluta e relativa.
R= A Moral absoluta, ou seja: válidos para todas as pessoas, de todos os quadrantes, em todos os tempos, é aquilo que leva as pessoas a enfrentar a vida com um estado de ânimo capaz de enfrentar os revezes da existência.
A opção relativista reflete o individualismo da autorrealização, que “envolve um centramento no self e um desligamento concomitante, ou mesmo ignorância, de questões e preocupações mais importantes que transcendem o self, sejam elas religiosas, políticas ou históricas. Como consequência, a vida é estreitada ou nivelada”. Advoga a existência de várias morais e, portanto do subjetivismo.
- Como a ética se classifica.
R= Ética empírica, Ética dos bens, Ética formal e Ética valorativa.
Ética empírica se configura em: a ética anarquista, a ética utilitarista, ética ceticista e ética subjetiva.
A ética dos bens teve sua formulação teórica no eudemonismo, o idealismo ético e o hedonismo e subdividem em: Ética socrática, Ética platônica, Ética aristotélica, Ética epicurista e Ética estoica.
- O que se entende por eudemonismo.
R= Eudemonismo é a doutrina que considera a busca de uma vida feliz o princípio e fundamento dos valores morais. Oeudemonismo avalia como eticamente positivas todas as atitudes que aproximem o homem daquilo que ele considera felicidade.
- Diferencie idealismo ético do hedonismo.
R= Para o idealismo, a finalidade última do homem é a prática do bem. A virtude é fim, não meio. Impõe-se à criatura ser virtuosa, ainda que disso não extraia prazer algum.
...