A ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Por: e.alice • 27/10/2021 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 97 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Matéria: Teoria da constituição e dos direitos fundamentais
Aluna: Ellen Alice da Silva Pereira
Matrícula: 20200115
- SLIDE 28:
É possível a Constituição Estadual outorgar poderes para que a Assembleia Legislativa julgue suas próprias contas e dos administradores do Poder Executivo e Judiciário? Justifique e fundamente.
Resposta:
Não, de acordo com os artigo 71 da constituição federal, o órgão que fiscaliza e julga as financias é o Tribunal de Contas da União.
- SLIDE 33 E 34: RESPOSTAS
01.É correto afirmar que o Federalismo:
c) ocorreu no Brasil por meio de um movimento centrífugo (por segregação).
02. A autonomia do Estado para gerir negócios próprios, pela ação administrativa do governador, denomina-se:
e) autoadministração
03.Assinale a opção que apresenta um princípio que rege as relações internacionais do Brasil.
a) prevalência dos direitos humanos
04. Sobre os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.
b) O Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
05. O Estado é uma instituição organizada, política, social e jurídica, o qual ocupa um território definido e é regido por uma lei maior chamada de Constituição. É dirigido por um governo soberano, o qual é responsável pela organização e controle social. Nesta definição, destacam-se três elementos:
a) Povo, governo e território
06. Com relação princípios fundamentais da República na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.
d) O princípio do Estado Democrático de Direito define um modelo submetido ao império da lei e à soberania popular.
- SLIDE 51:
Exercendo a função fiscalizadora, orçamentária e contábil, a Assembleia Legislativa do Maranhão apurou em prestação de contas que o estado deixou de observar percentual mínimo exigido na aplicação de verbas em programas e serviços públicos de saúde, diversamente do que foi informado pelo Poder Executivo. A bancada de oposição ao governo estadual alega que houve razões suficientes para intervenção da União no referido Estado. Nessa conjuntura, com base no instituto disposto na Constituição Federal, justifique se é caso de intervenção, devendo, em caso positivo, fundamentar sua resposta em regras (artigos) e princípios, além de especificar qual forma de intervenção a situação se amolda e qual procedimento aplicável à espécie interventiva.
RESPOSTA:
De acordo, com o princípio da excepcionalidade o artigo 34, inciso VII da constituição federal, é caso de intervenção federal, pois o estado do Maranhão deixou de observar o percentual mínimo exigido na aplicação de verbas em programas e serviços públicos de saúde. Será feito um decreto pelo Presidente da República especificando a amplitude da intervenção, o prazo pois as intervenções tem caráter temporário e quais são as condições de execução desta intervenção, esse decreto irá para o Congresso Nacional, que vai aprovar ou não a intervenção que já está em curso.
...