A AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Por: Kleiton Santos • 6/9/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual de Santa Cruz
CET889 – Gestão do Conhecimento e Inovação
Docente: Enio Antunes Rezende
Discente: Kleiton Santos Nascimento (201620498)
Resumo
Cap. 5 – Inovação e difusão tecnológica (Paulo Tigre)
Tecnologias X Técnicas
Do ponto de vista conceitual, uma primeira distinção é usualmente feita entre tecnologias e técnicas. A tecnologia pode ser definida como conhecimento sobre técnicas, enquanto as técnicas envolvem aplicações desse conhecimento em produtos, processos e métodos organizacionais. Outra distinção importante é feita entre invenção e inovação. A invenção se refere à criação de um processo, técnica ou produto inédito. Ela pode ser divulgada através de artigos técnicos e científicos, registrada em forma de patente, visualizada e simulada através de protótipos e plantas piloto sem, contudo, ter uma aplicação comercial efetiva. Já a inovação ocorre com a efetiva aplicação prática de uma invenção. Para Milton Santos (2003:47), não há inovação sem invenção, assim como não há técnicas sem tecnologia.
Invenção X Inovação
Invenção: criação de um processo, técnica ou produto inédito.
Inovação: efetiva aplicação prática de uma invenção.
Milton Santos: Não há inovação sem invenção, assim como não há técnicas sem tecnologia.
Inovações de processo: formas de operação tecnologicamente novas ou substancialmente aprimoradas, obtidas pela introdução de novas tecnologias de produção, assim como de métodos novos ou substancialmente aprimorados de manuseio e entrega de produtos.
Inovações organizacionais: mudanças que ocorrem na estrutura gerencial da empresa, na forma de articulação entre suas diferentes áreas, na especialização dos trabalhadores, no relacionamento com fornecedores e clientes e nas múltiplas técnicas de organização dos processos de negócios.
Difusão: o processo pelo qual uma inovação é comunicada através de certos canais, através do tempo, entre os membros de um sistema social. A difusão alimenta e direciona a trajetória de inovação, revelando as necessidades cambiantes da demanda por soluções técnicas.
Tipos de Inovações (Classificação de Freeman):
Inovação incremental: melhorias feitas no design ou na qualidade dos produtos, aperfeiçoamentos em layout e processos, novos arranjos logísticos e organizacionais e novas práticas de suprimentos e vendas. Se dá de forma contínua e não derivam necessariamente de atividades de P&D.
Inovação radical: rompe as trajetórias existentes, inaugurando uma nova rota tecnológica. Geralmente é fruto de atividades de P&D e tem um caráter discontíinuo no tempo e nos setores.
Mudanças no sistema tecnológico: um setor ou grupo de setores é transformado pela emergência de um novo campo tecnológico. São acompanhadas de mudanças organizacionais tanto no interior da firma como em sua relação com o mercado.
Mudanças no paradigma técnico-econômico: inovações na tecnologia e no tecido social e econômico no qual elas estão inseridas. Não ocorrem com frequência e sua influência é persuasiva e duradoura. Uma mudança de paradigma abrange vários clusters de inovações radicais e incrementais, afetando quase todos os ramos da economia.
As inovações (máquina a vapor, eletricidade e microeletrônica) constituíram, em diferentes épocas, os fatores-chave que estavam na raiz das transformações tecnológicas e econômicas mundiais.
Para constituir um fator-chave de um novo paradigma, uma nova tecnologia deve apresentar as seguintes condições: Custos baixos com tendências declinantes; Oferta aparentemente ilimitada e Potencial de difusão em muitos setores e processos.
Oferta e Demanda
Duas forças indutivas básicas da mudança tecnológica: Demandpull: necessidades explicitadas pelos usuários e consumidores e Technology push: tecnologia como um fator autônomo ou quase autônomo, derivado dos avanços da ciência.
Fransman (1986): a geração de inovações tende a ser induzida pela oferta de novos conhecimentos, enquanto a difusão dessas tecnologias é, em larga medida, determinada pela demanda.
Custos dos fatores de produção
Hicks (1932): as inovações são induzidas por mudanças relativas nos preços dos fatores de produção; as inovações são naturalmente orientadas para a economia de fatores, sendo que a disponibilidade de capital tende a crescer mais do que a oferta de trabalho; as inovações induzidas pelo preço relativo dos fatores visam a manter a economia na rota de crescimento, através do aumento da produtividade e da poupança de insumos escassos.
O processo de difusão tecnológica
Dinâmica da difusão: trajetória de adoção de uma tecnologia no mercado.
Santos (2005): dois tipos de modelos básicos: modelos indutivos, baseados na existência de ondas de inovações e modelos probabilísticos ou estocásticos: expressam as probabilidades de a difusão ocorrer.
O processo de difusão tecnológica é usualmente analisado a partir de quatro dimensões básicas: direção ou trajetória tecnológica; ritmo ou velocidade de difusão; fatores condicionantes (positivos e negativos) e impactos econômicos e sociais.
Direção ou trajetória tecnológica: refere-se às opções técnicas adotadas ao longo de uma trajetória evolutiva. Inclui, por exemplo, decisões sobre materiais utilizados, processos de fabricação, sistemas operacionais, protocolos de comunicação, tecnologias complementares, áreas de aplicação e outras decisões cruciais para viabilizar uma nova tecnologia e adaptá-la às necessidades da demanda.
Ritmo de difusão: refere-se à velocidade de sua adoção pela sociedade, medida pela evolução do número de adotantes ao longo do tempo dentro do universo potencial de usuários. A difusão não se dá de modo uniforme e seleciona tecnologias sob a influência de diferentes fatores condicionantes.
...