A Analise de Acordão
Por: yohaalmeida • 12/11/2016 • Dissertação • 4.208 Palavras (17 Páginas) • 643 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS UNIDADE BETIM
ANÁLISE DE DECISÃO
RECURSO ESPECIAL N° 1.256.825- SP (2011/0049666-5)
BETIM,
2016
BÁRBARA BRUNA DE SENA SOUZA
JÉSSICA SILVEIRA MAIA
KAROLAY VIEIRA DE SOUZA
LAÍS VIEIRA GONTIJO
MAURA HELENA SILVA
YOHANA LOPES DE ALMEIDA
ANÁLISE DE DECISÃO
RECURSO ESPECIAL N° 1.256.825- SP (2011/0049666-5)
Trabalho interdisciplinar apresentado aos professores do 8° período, turno manhã do curso de Direito, tendo como orientadora a professora Cíntia Garabini Lages.
PUC
Betim, 2016
SUMÁRIO
- - INTRODUÇÃO........................................................................................................4
- - Objetivo: Geral e Específico......................................................................5
- - A PROPRIEDADE E SUA FUNCÃO SOCIAL.........................................................7
- - Direito de propriedade...............................................................................7
- - Da limitação da propriedade......................................................................7
- - Função Social como limite ao direito de propriedade................................8
- - ENTENDIMENTO JURISPRUDÊNCIAL...............................................................11
- - Relato do caso.........................................................................................11
- - Decisão do Recurso Especial..................................................................11
- - CONCLUSÃO........................................................................................................14
- - BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................15
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar uma Análise de Decisão do Judiciário, possibilitando colocar em prática uma pesquisa antes feita de forma quantitativa e qualificativa nos procedimentos de produção das decisões.
Antes de se analisar a decisão, foi criado um projeto de análise, que foi importante para se iniciar este processo, tendo sido organizado as informações relativas de decisões proferidas ligadas á um contexto, de forma a identificar o objeto de direito, os possíveis problemas que as decisões enfrentam entre as teorias e a jurisprudência.
O tema a ser discutido será em relação à Reintegração de Posse, no que tange aos Limites de Propriedade, tendo como enfoque o acórdão do “Recurso Especial Nº 1.256.825 – SP (2011/004966-5) Relator: Ministro João Otávio de
Noronha” que trata das limitações de subsolo (Artigo 1229 do Código Civil de 2002), julgado em 05/03/2015 pelo STJ – Supremo Tribunal de Justiça.
O referido artigo acima mencionado dispõe que a propriedade de solo abrange o espaço aéreo e o subsolo, seja na altura ou na profundidade úteis ao seu exercício, não pode o proprietário se opor a atividades realizadas por terceiros, onde ele não tenha interesse legítimo em impedi-las.
Essas limitações referentes aos limites das propriedades estão expressas em leis, sendo elas: a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o Código Civil Brasileiro de 2002, e, inclusive, normas e convenções entre particulares, como exemplo, os condomínios edilícios, as quais impedem o exercício pleno de propriedade, seja na faculdade de usar, gozar, dispor, e assim o direito de reaver a coisa, ou seja, persegui de quem injustamente a possua ou dispõe o artigo 1.228 e seguintes do Código Civil Brasileiro de 2002.
Baseado nos artigos 93 IX da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988¹, e o artigo 489, § 1º do Código de Processo Civil de 2015², os julgadores não podem fundamentar suas decisões de qualquer forma, agindo aleatoriamente, ou de forma autoritária e desvinculada da discussão pelas partes. [1]
Os problemas que foram encontrados ao se fazer o projeto de análise dessa decisão são: Qual a interpretação mais adequada para o limite da utilização do subsolo no caso discutido pelo Supremo Tribunal de Justiça? Diante do tema descrito houve respeito ás garantias processuais da decisão proferida? A decisão proferida aborda o tema da forma mais adequada no Estado Democrático de Direito? Quem vai arcar com o acréscimo financeiro ocasionado por terceiro que utiliza o subsolo na hipótese de obras neste mesmo subsolo pelo proprietário? E por fim, a despeito do possuidor ou proprietário este tem o exercício de posse restrita no subsolo ou posse plena para gozar, e fruir? Diante das questões levantadas, tornouse possível estabelecer um norte para que fosse estabelecida a expansão do limite do subsolo, e para que no caso do acórdão mencionado uma forma de ser analisado.
- Objetivos: Geral e Especifico
O Objetivo Geral deste trabalho é analisar as delimitações da propriedade, se tratando do subsolo, os votos dos julgadores no Recurso Especial de Reintegração de Posse e a verificação do cumprimento das garantias processuais.
O presente trabalho tem como Objetivo Específico, buscar e averiguar a fundamentação que foi utilizado para julgar o acórdão, se preenche os requisitos legais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil, e se á coerência dos Princípios da Consubstanciação e de Congruência com as discussões
...