A Circuncisão Masculina
Por: karlamug • 28/7/2015 • Trabalho acadêmico • 516 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
Circuncisão Masculina
Conceito
A circuncisão é uma operação cirúrgica que remove o prepúcio, a pele que recobre a glande. O prepúcio é aquela camada de pele retrátil que recobre e protege a glande, conhecida popularmente como cabeça do pênis. (PINHEIRO, 2014)
Através de técnicas diferentes o tecido do prepúcio é removido realizando sutura circula entre a pele e a mucosa remanescente. (CAVALCANTI, 2013).
Origens e Aspectos históricos
Malek Chebel explica as origens históricas da circuncisão masculina:
A circuncisão existe há mais de 5 mil anos. Ela é praticada numa vasta zona que vai da África subsaariana até o Oriente Próximo, incluindo a Pérsia, passando pelo Magreb, a Líbia e o Egito, a Palestina, a Síria, a Arábia e o Iêmen. Os turcos são circuncidados, assim como os muçulmanos da Ásia Menor. Judeus e muçulmanos do mundo inteiro são circuncidados, independentemente de suas convicções religiosas. Hoje em dia, o fator de integração e conformidade com a aparência física supera as crenças religiosas [...]. Por razões de higiene, a circuncisão ganha terreno, sobretudo, em meio laico. (MALEK, 2015)
Ainda o autor acrescenta, que a circuncisão é “Símbolo da aliança divina para uns, ritual iniciático para outros, essa prática de mais de 5 mil anos tem justificativas religiosas, mitológicas e médicas”. (MALEK, 2015)
Cavalcanti (2013) em sua pesquisa concluiu que “A circuncisão é realizada frequentemente por motivos religiosos, principalmente entre judeus e muçulmano” Em geral as indicações médicas estão associadas a dificuldade de exposição da glande.
Técnica
Pesquisadores informam que “Com a exceção nas crianças, a circuncisão será feita sob anestesia local, em um jogo de cirurgia ambulatorial (fora dos centros cirúrgicos mais complexos), sem a necessidade de sedativos ou antibiótico previamente. ” (EHEALTH LATIN AMERICA, 2000)
Nesse sentido, autores dizem que, “Apesar de ser um procedimento simples, deve ser sempre realizado por um médico habilitado e com experiência na técnica, geralmente cirurgiões com formação em Urologia ou Cirurgia Pediátrica. ” (CAVALCANTI, 2013).
Através das técnicas, concluiu- se que, “O ato cirúrgico tem uma duração média de trinta minutos [...]. Quando se trata de menores de dez anos deverá ser realizada com anestesia geral, e a permanência hospitalar. (EHEALTH LATIN AMERICA, 2000)
Pesquisas apontam que “[...]o prepúcio tem como função proteger a glande contra traumatismos diversos, pois os mesmos eram frequentes no homem primitivo que vivia nu. ” (EHEALTH LATIN AMERICA, 2000)
Referencias
CAVALCANTI, André da Costa. Conheça os prós e contra da circuncisão. 2013. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/17162-conheca-os-pros-e-contras-da-circuncisao. Acesso em: 09 jul. 2015
PINHEIRO, Pedro. Circuncisão, riscos e benefícios. 2014. Disponível em: < http://www.mdsaude.com/2011/05/circuncisao.html>. Acesso em: 09 jul. 2015
CHEBEL, Malek. Circuncisão a tradição do corte. Jura em Prosa e Verso, 2015. Disponível em:
...