A CÂMARA DOS VEREADORES
Por: Bina7410 • 24/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 565 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
Acadêmica:
O vigente relatório da sessão ordinária 03 de abril de 2018, é engendrado no âmbito da disciplina Teoria Geral do Direito, doutrinado pela professora Jessica Romeiro Mota. Em concepção de aprimorar conhecimentos, voltados ao município de Joaçaba- SC simultaneamente ligado a matéria.
Câmara dos vereadores de Joaçaba é matizado por:
- Almir Pastori (PSDB)
- Andre Dalsenter (PSDB)
- Diego Bairros (PSD)
- Disnéia De Marco (PP)
- Francisco Moreira Lopes (PMDB)
- Luiz Vastres (PSD)
- Ricardo Antonello (PR)
- Sergio Favretto (PT)
- Tuti (DEM)
A abertura da Câmara inicia com uma peripécia bíblica, portanto é alvitrado se na ata da sessão anterior, o comitê de vereadores tem alguma indagação. Em contrapartida todos consideraram que poderia continuar a sessão 3.298ª.
- Disnéia De Marco introduziu com o assunto de: Indicação nº 052/2018 para solicitar à Prefeitura Municipal, que providencie a necessidade de reconstrução do meio-fio e da calçada da, em frente ao Centro de Saúde, no centro do Município.
[pic 1]
Imagem do meio-fio e da caçada que tem necessidade de reconstrução.
Transcorreu em harmonias com os vereadores, uma noite de apresentação de trabalho, que estava direcionada nas prevenções de acidentes., ao qual o Conselho Municipal de Saúde conteve Jair representando e Izabel na qualificação de médica da secretária de saúde (atua no município cerca de dez anos).
- Izabel evidenciou que a primeira semana de abril era dedicada a saúde,e o grande objetivo era enfatizar as ações do SUS ( Sistema Único de Saúde) manifestou como era a questão da saúde , antes de ser implementado. Era um protótipo de seguro social, ou seja, os empregadores e trabalhadores deviam despesas de um ''plano'' de saúde. A partir da ocasião que o cidadão perdesse o emprego estava exteriormente fora de segurança. Izabel ressalta " Medicina ditatorial"
- Secretário de Saúde informa que acontecerá projetos como:
- Diminuir filas ( cerca de dois meses no maximo ), destaca um número grande de pessoas que não comparecem em consultas marcadas, ocasionando uma consequência nas despesas municipal. Faz um paralelo com a câmara da cidade de Criciúma- SC, vereadores estão elaborando um projeto para cobrar os cidadãos que faltam em consultas marcadas.
- Procurar "zerar" as filas de cirurgias;
- Inauguração São Bráz (equipamentos de médicos e dentistas);
- Centro dois;
- Comprar dois carros zero km.
- Jair do Concelho Municipal de Saúde debate sobre o SUS , uma comunidade de participação que começou a fazer parte com a lei Lei 8.142 de 28/12/1990. Adquiriu dois colegiados de deliberação:
- Conferências de saúde;
- Conselho de saúde.
- Promover articulação interinstitucional e intersetorial para garantir atenção à saúde constitucional;
- Estimular participação e o controle popular através da sociedade civil organizada;
- Aprovar as diretrizes e os critérios de corporação ou exclusão do SUS e serviços privados.
- Luiz Vastres , apreciou as proposições , para finalizar sua fala fez uma determinada pergunta para quem teria mais conhecimento.
"Entre a tensão básica e a responsabilidade da Secretária Regional, qual é a responsabilidade na area da saúde? E quando é acionado medicamento ou cirurgia? Em quem a justiça determina que se cumpra se é municipal ou estadual?"
...