RESENHA MARA MANSANI - NOVA ESCOLA
Por: 28022016 • 11/6/2018 • Resenha • 304 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
Neste Artigo Mara Mansani nos oferece entendimento e atividades necessárias para considerar alunos do ensino fundamental que são pré-silábicos e silábicos. Em primeiro momento ela declara que a tarefa não é fácil, porque trata-se de um conjunto de fatores: como o contexto educacional dos alunos envolvidos, as facilidades e dificuldades individuais de cada.
Para um bom começo Mara nos orienta a identificar alunos pré-silábicos e silábicos com ou sem valor sonoro, para tanto devemos também estar atentos as especificidades de cada e de qual a bagagem educacional que esses alunos já têm. Partindo assim na organização de atividades adequadas e desafiadoras.
Entende-se que o aluno pré-silábico inicialmente escreve sem se atentar a quantidade de letras de uma palavra, muitas vezes considerando suas hipóteses com uso de desenhos e símbolos. Conforme vão avançando passam considerar em sua hipótese que uma palavra deve ter uma quantidade mínima de letras, símbolos e variações para dar sentido, mas não conseguem relacionar uma palavra a outra. Para identificar o avanço, o aluno começa a relacionar as letras, símbolos e variações já partindo não somente dentro de uma palavra mas relacionando-as a outras.
E quando tratamos dos alunos silábicos, significa que suas hipóteses tiveram um avanço significativo, assim passam a considerar a escrita como representação da fala, considerando um valor sonoro convencional ou não, mas atribuindo uma letra a cada silaba.
Portanto nosso foco deve ser no que eles já sabem, para se organizar atividades de confronto significativas a suas hipóteses.
Mara também nos indica atividades para serem trabalhadas entre todos contexto da sala de aula como: Escrita de lista (nome dos alunos da turma) ou Leitura de texto de memória.
...