A DESIGUALDADE SOCIAL ENFRANTADA DA CIDADE DE MATUPÁ – MT
Por: Larissaws • 4/7/2019 • Projeto de pesquisa • 1.420 Palavras (6 Páginas) • 263 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – CAMPUS AVANÇADO GUARANTÃ DO NORTE
LARISSA WENZEL SIMA
DESIGUALDADE SOCIAL ENFRANTADA DA CIDADE DE MATUPÁ – MT
GUARANTÃ DO NORTE – MT
2019
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – CAMPUS AVANÇADO GUARANTÃ DO NORTE
DESIGUALDADE SOCIAL ENFRANTADA DA CIDADE DE MATUPÁ – MT
Trabalho apresentado como registro para obtenção de crédito para conclusão da disciplina de Iniciação á Metodologia Cientifica do curso de Técnico Integrado ao Nível Médio sob orientação da Prof. M.S Eurípedes Norberta Da Silva .
GUARANTÃ DO NORTE – MT
2019
Resumo
Esse pré-projeto de pesquisa cientifica estuda a desigualdade social, enfrentada pela população de Matupá. A estratégia usada foi avaliar as necessidades, o consumo e a distribuição de renda de cada morador da cidade. Adicionalmente, por meio da estimação de uma regressão logística, foi avaliado o modo de vida. Os dados serão extraídos por meio da pesquisa. O projeto e qualitativo. Em geral, observa-se que a indivíduos com maior renda do que outros. Observamos que em nossos dia a dia tem pessoas que tem mais privilégios do que outras. A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo. Situação que é bastante preocupante, pois como pode alguns ser tão ricos e outros tão pobres, isso ocorre, principalmente, por causa da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. A maioria da população não tem uma renda alta fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades. Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. Isto se torna um problema para uma região ou país quando a distância entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades.
Palavra-chave: Desigualdade social, Matupá, modo de vida, distribuição de renda.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVO GERAL 6
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4. JUSTIFICATIVA 6
5. METODOLOGIA 6
6. CRONOGRAMA 7
7. RESULTADOS ESPERADOS 7
8. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
O Brasil é um importante caso para se estudar a pobreza, não somente porque possui uma grande parte da população pobre da América Latina, mas também porque apresenta um grande potencial para erradicar a pobreza. O relativamente alto PIB per capita brasileiro, combinado com o alto grau de desigualdade da renda, gera condições favoráveis para o desenho de políticas redistributivas. Esse potencial é exemplificado pela alta sensibilidade dos índices de desigualdade e pobreza, e mudanças em certos instrumentos de política (por exemplo, mudanças no salário mínimo e nas taxas de inflação). Por outro lado, talvez devido a instabilidades anteriores, o Brasil não tenha avançado muito na implementação de políticas estruturais de combate à pobreza e desigualdade, através do reforço do portfólio de ativos dos pobres (Neri, 2000).
O estudo será realizado na cidade de Matupá como um parâmetro para o Brasil, a cidade em questão e pequena porem pode-se perceber que há desigualdade social de forma reduzida, mas há. Fechar os olhos para esses problemas sociais não e a solução, acordar e aprender sobre o assunto e a melhor forma de amenizar a situação.
Este projeto estuda a desigualdade social em Matupá, tendo como principal objetivo a avaliação da existência de diferentes rendas onde uns podem ganhar muito e outros pouco. Antes de qualquer coisa, é importante entender o que e desigualdade. A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
Este é um dos temas amplamente estudados pela Sociologia, que não pretende apenas entender o que é desigualdade social, mas também descobrir soluções para minimizar esse quadro — independentemente do sistema econômico, se capitalista ou socialista.
Então esse projeto tem o intuito de informar a sociedade, que algumas vezes não sabem, ou não vivem dentro dessa situação que e tão comum em nosso dia a dia.
2. OBJETIVO GERAL
Conhecer e aprender sobre as possíveis formas de desigualdade enfrentada pelos moradores da cidade de Matupá no estado do Mato – Grosso.
E diminuir ou acabar com esse problema, que é tão grave e atual e que é tão menosprezado pela sociedade.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Visitar algumas casas de pessoas de classe baixa e de pessoas de classe alta;
Verificar e fazer uma tabela das classes sociais presentes na cidade;
Analisar a renda de cada uma das classes sociais estudadas anteriormente;
Procurar soluções para o problema;
4. JUSTIFICATIVA
Foi escolhido esse tema pelo fato de ser um assunto atual e que precisamos controlar ou ate acabar.
Precisamos tomar
...