A Economia Politica
Por: Luiz Henrique • 6/4/2020 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Página 1 de 2
- Coeteris paribus é “ tudo o mais permanece constante”, isso significa que o foco do estudo é dirigido apenas áquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem , supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou não interfiram de maneira absoluta. Desta forma, sua importancia na solidez da ciencia economica consiste na possibilidade de estudo de determinado mercado , selecionando apenas as variaveis que influenciam os agentes economicos.
- O principio da racionalidade é que o empresario sempre busca a maximizaçao do lucro total, otimizando a utilizaçao dos recurso que dispoe.Essa Corrente enfatiza conceitos como receita marginal, custo marginal e produtividade marginal em lugar de conceitos de média , dai vem o uso da teoria marginalista juntamente do principio da racionalidade e suas correlaçoes.
- Avaliação de projetos de investimentos públicos, efeitos de impostos sobre mercados específicos, politica de subsidios, fixaçao de preços minimos na agricultura, fixaçao do salario minimo, controle de preços, politica salarial, politicas de preços e tarifas publicas, ficaçao de tarefas alfandegarias, leis antitrustes.
- Divisoes do estudo microeconomico:
- Analise da oferta
- Analise da oferta
- Analise das estruturas de mercado
- Analise da demanda
- Teoria do equilibrio geral e bem-estar
- Imperfeiçoes de mercado
- Não necessariamente, pois é possivel para o empresario optimizar seus lucros sem que necessariamente afete a sociedade em que sua empresa esta inserida. Por exemplo, um mercado que trabalha com um valor mais baixo em seus produtos para que os cidadaos comprem la , de forma que a maximizaçao de seus lucros esta na quantidade vendida e não no valor unitario de cada produto.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com