A FORMAÇÃO DAS FACÇÕES CRIMINOSAS E A ATUAÇÃO DESTAS NO ESTADO DO ACRE
Por: pedrocarloslima • 6/10/2016 • Projeto de pesquisa • 737 Palavras (3 Páginas) • 556 Visualizações
[pic 1]
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE – UNINORTE
FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO FAB
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO NOTURNO
PEDRO CARLOS DE LIMA
PROJETO DE MONOGRAFIA:
A FORMAÇÃO DAS FACÇÕES CRIMINOSAS E A ATUAÇÃO DESTAS NO ESTADO DO ACRE
Rio Branco/AC
2016
PEDRO CARLOS DE LIMA
A FORMAÇÃO DAS FACÇÕES CRIMINOSAS E A ATUAÇÃO DESTAS NO ESTADO DO ACRE
Projeto de Pesquisa apresentado a União Educacional do Norte – UNINORTE, como requisito para elaboração da monografia de conclusão de curso.
Rio Branco/AC
2016
SUMÁRIO
1 TEMA......................................................................................................................04
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA......................................................................................04
3 PROBLEMA............................................................................................................04
4 HIPÓTESES............................................................................................................05
5 JUSTIFICATIVA......................................................................................................05
1 TEMA
A formação das Facções Criminosas e a Atuação destas no estado do Acre
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente trabalho versará sobre Facções Criminosas, iniciando o estudo a partir de seus antecedentes históricos, elencando as principais. Em seguida serão analisados a forma de atuação destes grupos criminosos no Estado do Acre.
3 PROBLEMA
O problema central deste tema refere-se à determinar por quais motivos e de que forma nascem as Facções Criminosas? E qual a dificuldade do Estado Acre em conter estes grupos criminosos?
4 HIPÓTESES
Uma das causas do surgimento das Facções Criminosas é a própria incapacidade operacional do Estado. Haja vista que existe uma disparidade muito grande entre o que o Estado almeja fazer e a capacidade operativa de seus órgãos.
Um das dificuldades encontradas pelo Estado do Acre em conter as facções criminosas, seria a facilidade de comunicação dos presos, integrantes destes grupos, através de aparelhos celulares, com pessoas de fora.
O estado não consegue interromper essa comunicação, isso faz com que esses grupos se fortaleçam, se organizem e arregimentem novos integrantes, além de comandar o crime e ordenar ataques criminosos fora contra a sociedade e agentes da segurança.
5 JUSTIFICATIVA
Em meio à onda de violência que assola o país, questionamos quais os motivos que levaram ao crescimento desordenado desta criminalidade?
Esta pesquisa tem o intuito de apontar que um dos principais motivos seria o aumento desordenado do número de facções criminosas, que atualmente se tornaram Grandes Empresas, essas se organizam no crime, se estruturam e se abastecem operacionalmente, com a única finalidade de arrecadar mais verbas e aumentar suas atividades ilícitas.
O presente estudo discorrerá sobre o crescimento dessas Facções Criminosas, destacando que é a má estruturação dos órgãos responsáveis por investigar esses organismos assim como a falta de legislação mais avançada para tentar coibir o desenvolvimento destas organizações e conseqüentemente dos crimes conexos a elas, e que fazem com que parte da sociedade fique refém do medo e do crime.
No que diz respeito ao estado do Acre, analisaremos os ataques criminosos ocorridos nos três últimos anos contra entidades públicas, agentes da segurança e a própria sociedade.
6 OBJETIVOS
6.1 OBJETIVO GERAL
Compreender a formação de Facções Criminosas e analisar a forma de atuação desses grupos criminosos em território acreano.
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Estudar a origem e desenvolvimento das Facções Criminosas
b) Conhecer as principais Facções Criminosas atuantes no Brasil
b) Explicar o funcionamento destes grupos criminosos no Estado do Acre
7 REFERENCIAL TEÓRICO
Constitui item importante a ser considerado para a aprovação da proposta. Assim, deve-se fazer uma boa revisão bibliográfica para saber o que já foi pesquisado. Se uma idéia veio da leitura de um autor, deverá ser citado.
Pode-se comentar os trabalhos já feitos, salientando a contribuição dos mesmos para sua proposta de pesquisa.
Neste item o discente apresentará um texto revisando ou explicitando o que pesquisadores/autores expõe sobre a temática do projeto (como texto).
No projeto de monografia, dependendo da temática, o pesquisador poderá se reportar a documentos (leis), dados estatísticos, dentre outros materiais que consigam agregar informações necessárias a posterior elaboração do trabalho monográfico.
...