A Filosófica e Ética
Por: 27199511 • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 489 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Avaliação Final Filosofia e Ética - Turma 21
QUESTÃO 01:
Discuta, com suas próprias palavras, a relação que existe entre instrução e o desenvolvimento de um senso crítico de ética.
R: Desde quando o indivíduo nasce, ele por livre-arbítrio se depara com a formação modo de ser, do seu caráter, dos seus costumes, dos seus valores e comportamentos. Tudo isso se interliga nas instruções em que ele recebe gradativamente no decorrer dos anos, no seu convívio familiar, posteriormente no ambiente escolar e depois nas relações profissionais, e assim no decorrer de toda a sua vida. Dessa forma podemos dizer que, a ética que o indivíduo tem para si próprio, se desenvolve normalmente nos primeiros anos de sua vida. Creio que ela deve ser instruída em conjunto com o pensamento crítico. Sendo assim as instruções se tornam importantíssimas, pois estimulam o desenvolvimento de um senso crítico promovendo discussões, englobando temas interessantes, amplos e complexos, com o intuito de levar o indivíduo à uma reflexão racional e inteligente.
QUESTÃO 02:
Em sua opinião, de que modo o exercício da liberdade é afetado pela falta de ética por parte do indivíduo?
R: O exercício da liberdade é, sem dúvidas, um dos direitos mais importantes que nos foi dado, e ele deve ser sempre preservado. A ética é um pilar importantíssimo para um bom uso do exercício da liberdade, e a mesma não se percebe através de uma análise objetiva. Sempre será realizada a partir de uma visão subjetiva, de uma expectativa x realidade, permeada por uma série de variáveis. Então vejo que o exercício da liberdade pode ser afetado pela falta de ética, a partir do momento que o indivíduo execute alguma atividade antiética que o tire de alguma forma o exercício da liberdade. Um exemplo que podemos citar são alguns políticos, que pelo cargo que ocupam, deveriam agir com total ética em seu trabalho mas, pelos exercícios antiéticos cometidos, tais como desvio de dinheiro público, superfaturamento de obras e etc, perderam o exercício da liberdade e alguns até se encontram presos.
QUESTÃO 03:
A falta de ética é, hoje, um dos principais problemas na política brasileira. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
R: Sim, na política brasileira fica nítido que quase tudo é feito contrariando normas morais e princípios éticos, um exemplo são os políticos que não são éticos de forma alguma, quando mentem ao fazer promessas que jamais serão cumpridas, sempre visando o seu único objetivo que é alcançar um mandato que lhes permita legislar para seu próprio benefício ou de grupos “próximos”, ou administrar bens públicos, para sugar deles o que puderem, para si e para seus aliados. Claro que não falta ética em todos os políticos, muito pelo contrário, mas, o que acontece é que os que já foram citados acima acabam se enriquecendo muito e como consequência, conseguem obter um “poder político” sobre os demais, e no decorrer do tempo aparecem os problemas como os que temos enfrentado hoje em nossa política.
...