A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A PREVENÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Por: Leonardo Lage • 4/10/2022 • Projeto de pesquisa • 3.343 Palavras (14 Páginas) • 120 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A PREVENÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DENIZE APARECIDA GOULART SOUZA
IGUATAMA
2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A PREVENÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Denize Aparecida Goulart Souza
[pic 1]
IGUATAMA
2022
RESUMO
O trabalho atual visa traduzir questões de psicomotricidade em recursos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças na educação infantil. A psicomotora é definida como a ciência de estudar as pessoas através do movimento, integrando movimento e função mental na relação entre os mundos externa e interno. Esta pesquisa definirá atividades psicomotoras, demonstrará sua importância no desenvolvimento infantil no ensino fundamental e identificará atividades que estimulem o desenvolvimento integral dos alunos. A referida pesquisa se justifica pela necessidade de capacitação docente que atende a educação infantil na atualidade, trabalhando as dificuldades de aprendizagem, proporcionado o atendimento de crianças que necessitam de atividades psicomotoras para o seu desenvolvimento cognitivo, físico e neurológico. A pisicomotricidade promove um ambiente inclusivo no ambiente escolar e desenvolve o conhecimento de forma construtiva, alcançando o desenvolvimento integral das crianças no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Infantil. Psicopedagogia. Psicomotricidade.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
1.1 Objetivo Geral 04
1.2 Objetivos Específicos 05
2 DESENVOLVIMENTO 06
2.1 Psicomotricidade 06
2.2 A educação psicomotora na educação infantil 07
2.3 Desenvolvimento psicomotor, afetivo,cognitivo de crianças de 0 a 5 09
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES 11
3.1 Resultados 11
3.2 Discussões 11
4 CONCLUSÃO 13
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
INTRODUÇÃO
A psicomotricidade é a neurociência de transformar pensamentos em comportamento motor harmônico. A educação psicomotora é o "ponto de partida" do processo de aprendizagem de uma criança. Muitas vezes, se uma criança tem dificuldades de aprendizagem, é resultado de um desenvolvimento psicomotor insuficiente.
O trabalho na educação psicomotora de crianças deve proporcionar a formação necessária para o seu desenvolvimento motor, emocional e psicológico, dando-lhes a oportunidade de aprender sobre seus corpos por meio do brincar e da recreação. Por meio dessas atividades divertidas, a criança desenvolve suas habilidades perceptivas como forma de ajustar o comportamento psicomotor.
Neste aspecto, as ações preventivas dos professores são extremamente importantes para reduzir o número de crianças com dificuldades de aprendizagem, minimizando o impacto negativo dos distúrbios psicomotores e beneficiando o desenvolvimento global.
Objetivo Geral
O objetivo geral da pesquisa é analisar a importância do movimento mental na aprendizagem precoce. Especificamente, a pesquisa visa investigar as principais características da educação psicomotora, bem como visa abordar a importância da psicomotricidade como ferramenta para reduzir e prevenir as dificuldades educacionais dos alunos; configurar os campos, estágios e áreas relacionadas ao esporte e ao desenvolvimento psicológico.
Nos primeiros anos, o ser humano organiza conceitos e se desenvolve encontrando novas experiências. A criança descobre o mundo através de seu corpo, explora as mais diversas situações, e através delas vivencia situações e percebe o ambiente. À medida que seu filho cresce, quanto mais ele for exposto a situações, mais ele será capaz de controlar seu corpo e aprimorar seus sentidos.
Objetivos Específicos
Observar a profundidade e ampliação dos objetivos estabelecidos no período de zero a cinco anos para que as crianças sejam capazes de ampliação das possibilidades de expressão do próprio movimento para utilizações em diversas situações.
Evidenciar o conhecimento das potencialidades e limites do próprio corpo; Controlar e aperfeiçoar gradativamente o próprio movimento.
Explicitar a utilização dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para a ampliação de suas possibilidades em diferentes situações.
Fomentar a busca pelo conhecimento, interesse e cuidado da imagem do seu próprio corpo.
DESENVOLVIMENTO
2.1 PSICOMOTRICIDADE
A psicomotricidade é um campo voltado para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional é importante para o trabalho com crianças na educação infantil, pois é por meio das atividades psicomotoras que as crianças encontram as possibilidades para seu desenvolvimento pleno.
...