A INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E SUAS DIFICULDADES
Por: roneimottas • 16/11/2019 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 108 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul[pic 1][pic 2]
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância – AD2 |
Unidade de Aprendizagem: Criminalística e Investigação Criminal
Curso: Direito
Nome da estudante: Sara Fernandes Santos
INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E SUAS DIFICULDADES
Sara Fernandes Santos – Direito/10 semestre
Em 05 de novembro de 2019, em visita à Delegacia de Polícia de Pescaria Brava/SC, fui atendida pela Delegada..., titular da unidade e na ocasião conversamos sobre a investigação criminal.
Questionada sobre a dificuldade em investigar alguns tipos de delito, a delegada de polícia comentou que são mais complexos os crimes de abuso infantil, denominado pedofilia, que vem a ser praticado contra crianças e adolescentes através da internet. No mundo cresce cada vez mais o número da criminalidade na área digital, crimes esses que vêm se popularizando na medida em que a rede se expande e se torna de fácil acesso para todas as pessoas, inclusive crianças e adolescentes. Nesse sentido, nos últimos anos, o crime de ‘’pedofilia’’ tem avançado junto com a internet. Os pedófilos aproveitam-se e criam perfis falsos em redes sociais, utilizam-se de linguagem de fácil entendimento para conseguirem a confiança das crianças e adolescentes.
Essa conduta delituosa não tem apenas o papel de satisfazer pessoas doentes que se sentem compelidas a abusar de crianças e adolescentes, como também, tem o intuito de lucrar estimulando as redes de pedofilia a proliferar através da indução da pornografia infantil.
Questionada também sobre os desafios e/ou dificuldades enfrentados pela Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, na atualidade, no que concerne à elaboração da investigação e aos limites impostos a ela, vivenciados por ela e sua equipe, foram destacados os seguintes pontos: falta de modernização das estruturas da Polícia, poucos efetivos visto que não há capacitação permanente e especializada na maioria das polícias civis. Com isso, quando um policial é transferido de unidades, como da delegacia de área para a de homicídio, por exemplo, ele não é submetido a um processo de capacitação para a nova atividade e há diferenças consideráveis nos métodos de investigação dependendo de cada crime. Citou também as dificuldades com a produção da prova técnica, além do fato dos bancos de dados nacionais nem sempre serem preenchidos e acessíveis aos policiais de ponta; falta de aparelhos adequado para lidar com diversos crimes que precisam de solução rápida, entre outros.
Questão:
A proposta desta atividade é que os/as acadêmicos/as possam se aproximar mais da realidade enfrentada pelas Polícia Civis dos Estados e pela Polícia Federal, no que tange à operacionalização da investigação criminal. Assim, para a elaboração desta atividade, sugere-se que vocês entrem em contato (pessoal, por email, telefone, whatsaap – o meio que lhe for possível) com um/a delegado(a) de polícia – Civil ou Federal e obtenham informações sobre as atividades de investigação quanto às dificuldades e os desafios enfrentados pelas equipes desse/as delegado/as.
...