A Importância e Papel Estratégico do Advogado na Mediação
Por: Franciely Braz • 12/4/2020 • Projeto de pesquisa • 324 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
Importância e papel estratégico do Advogado na Mediação.
A mediação consiste em uma negociação assistida, caracterizada pela não adversidade, voluntariedade, imparcialidade, independência e sigilo, que envolve a intervenção solicitada e aceita de um terceiro. As decisões permanecem sob a responsabilidade dos envolvidos no conflito, ou seja, o mecanismo ocorre por meio da participação de um especialista em comunicação e negociação, cuja função é facilitar a comunicação entre as pessoas em litígios e ajuda-las alcançar uma solução de benefícios e satisfação mútuos.
O advogado na mediação, exerce um papel estratégico antes e depois do conflito. Antes do conflito o advogado deve analisar a relação jurídica que é trazida para ele pelo cliente, e elaborar um contrato. Nesse contrato ele deve escolher o método de solução de futuras disputas e elaborar uma cláusula de resolução de disputas que deve ser desenhada para o tipo especifico de contrato. Nesse caso também é recomendada a inclusão de cláusulas escalonadas, por que antes de surgir o conflito as partes estão abertas a incluir cláusulas para um desfecho amigável. O advogado deve analisar o contrato que foi firmado e identificar a clausula de resolução do conflito e prestar os esclarecimentos ao cliente sobre o método a ser utilizado, inclusive com relação aos custos envolvidos tempo de duração desse procedimento. O papel mais importante do advogado na mediação está na preparação do cliente dele para a primeira sessão do cliente na mediação, identificando todas as fases na estratégia. O advogado deve entender os interesses claros do cliente e mostrar os interesses da outra parte, para analisar eventuais propostas, pontos fortes e pontos fracos entre as duas partes, buscar a regra da afinidade com interesse de estabelecer a harmonia na mediação.
Durante a mediação o advogado deve dar cliente espaço para falar e negociar, fazendo papel de analisar as possíveis reformulações para possíveis tentativas com novas alternativas e propostas, e redigir o termo de acordo final para que a negociação seja bem amarada.
...