A Influências da Mídia
Por: Pedroaantunes28 • 24/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.205 Palavras (5 Páginas) • 117 Visualizações
Revisão Bibliográfica
O Etimologia (origem da palavra influência). Do latim influentia.ae. Etimologia (origem da palavra mídia). Do inglês media.
A influência da mídia é o ato de apresentar informações à favor de alguém, não apresentando apenas informações e sim manipulando-as.
A mídia tem vários formatos, revistas, jornais, redes sociais e principalmente televisão, e é atra vés desses meios de transmissão que surge o fluxo de informações.
A mídia se manifesta de diversas maneiras, através de jornais, televisão, rádio, revistas e principalmente redes sociais, essas diversas formas contribuem para a fácil persuasão à que somos ultrajados diariamente. A maneira eficiente de abdicar-se disso é ignorando as famosas ‘fake news’ e procurando fontes verdadeiras.
A mídia passa a sugerir à pessoas uma ideia formada sobre determinado assunto. Quando fazemos referencia à mídia, estamos nos referindo a todas suas formas de veiculação, seja ela falada, escrita ou televisada.
O poder da mídia ficou ainda maior, principalmente dentre as classes sociais de menor poder econômico que é formada por pessoas com pouca instrução, que acabam tomando como verdade absoluta tudo que é veiculado, por não possuírem meios e condições de discordar daquilo que é dito.
Segundo Leonardo Isaac Yarochewsky (2017, p. 1), “Não é de hoje e nem de agora que a influencia da mídia na sociedade e, especificamente, nos julgamentos penais, é objeto de questionamento e critica. A influencia da mídia na construção de determinada realidade é inquestionável, principalmente, quando não há informações acessíveis ao individuo, como ocorre nos casos relacionados ao sistema de justiça penal.”
Segundo Niklas Luhmann (2017, p. 1), afirmou que “aquilo que sabemos sobre a nossa sociedade, ou mesmo sobre o mundo no qual vivemos, só sabemos pelo meio de comunicação.”
Problema
Um problema é a forma colocada para as noticias midiáticas, pois, tem a tendência de ser seguida a opinião proposta e apresentada, mesmo não sendo ética e se fosse apresentada de diferente forma, a opinião comum também seria, isso se chama INFLUÊNCIA. E a mídia usa isso à seu favor.
As pessoas serem influenciáveis facilita a impregnação da falsa informação, sendo ela manipulada antes de ser exposta.
O que a mídia causa na sociedade?
Justificativa
Apresentar para as pessoas as formas que a mídia trabalha, para que as pessoas tomem suas próprias decisões e instiguem seus pensamentos, não que apenas absorvam informações pré-moldadas.
Infelizmente a mídia está muito saturada, devido a diversidade de empresas que contemplam o mercado de trabalho, e devido à isso é acirrada a disputa de quem fica no “topo” da audiência.
Logo, desculpas falhas para amenizar a responsabilidade de transitar as ditas “Fake News”, que são noticias falsas que tomam grande proporção e viralizam, tornando um problema acreditar em noticias que vemos diariamente e, com isso, devemos procurar a real noticia ou no que é fundamentado esta informação.
Objetivos
O problema da sociedade atual é estar presa aos costumes e não buscar uma melhoria, ou seja, uma utopia. Falta dentro desta o conhecimento de utopia e distopia para alcançar a diferenciação dessas. O objetivo geral é o de fazer a sociedade pensar em como modernizar seus comportamentos sociais e políticos e então buscá-los. Pois mesmo que tenhamos o conhecimento dessa prisão no costume de seguir a sociedade sem buscar a melhoria dessa, não fazemos nada para muda-la já que não visamos uma utopia e sim uma distopia. Isso porque os cidadãos não possuem o conhecimento dessa visão entre distopia e utopia. Já o objetivo especifico para a resolução desse problema é a necessidade da aplicação desses conceitos, por exemplo, em instituições de ensino ou na mídia, como televisão e internet.
Hipótese
A mídia influencia diretamente na vida de quem tem acessos à ela, transformando meias verdades em verdades absolutas manipulando informações e sencionalizando as.
Trabalha a hipótese de que a mídia é real influenciador da sociedade e das pessoas que não tem contato à ela. As pessoas não procuram ir atrás da origem da notícia, dificultando com que as verdades sejam ditas. A mídia necessita de equipamentos específicos para ser utilizado e o mesmo é de fácil transporte, ela se adapta ao ritmo do leitor permitindo que os seus assuntos mais lidos sejam de base para os próximos assuntos expostos.
O problema das ‘fake news’ é a falta de confiança que ela passa para o mundo dificultando o que saibamos de onde provém nossa informação.
Metodologia
Para obter as informações para a realização do projeto, será necessário realizar entrevistas na rua em busca de saber se as pessoas se sentem influenciadas pela mídia e em seguida a leitura e a tomada de notas para então elaborar argumentos precisos visando que no final as ideias estejam organizadas e coerentes para a construção de um relatório e uma estimativa de pessoas que 1) Se sentem influenciadas e 2) Não se sentem influenciadas.
Cronograma de pesquisa
Mensais
Mar/2018
Abril/2018
Mai/2018
Jun/2018
Jul/2018
Ago/2018
Set/2018
Revisão
...