A Instituição Educacional Vem Reconhecendo Que a Aprendizagem é um Processo Pessoa
Por: ryllysmichel • 20/9/2017 • Projeto de pesquisa • 783 Palavras (4 Páginas) • 285 Visualizações
1) Nos dias atuais nós alunos procuramos a motivação necessária para nossa aprendizagem, sendo este o centro das atenções no processo educacional. A instituição educacional vem reconhecendo ao longo dos anos que a aprendizagem é um processo pessoal, reflexivo e que depende do despertar das potencialidades do educando, de maneira sozinha ou mesmo com a ajuda do educador. Há poucos anos atrás, a única preocupação escolar era somente a aprendizagem de conteúdos, acreditavam que conhecer era acumular conhecimentos, descobriu-se que não é.
Nos dias de hoje a motivação para aprendizagem tornou-se um problema de ponta em educação, a sua ausência representa queda de qualidade na aprendizagem, mas a motivação não depende única e exclusivamente do educador ou da instituição de ensino, os alunos devem sentir-se estimulados a aplicar seus esquemas cognitivos e a refletir sobre suas próprias percepções nos processos educacionais, e isso depende de nós alunos assumirmos a responsabilidade de aumentar nossa competência e não apenas ocupar um espaço como mero participante em um ambiente educacional, mas também nos posicionar como responsáveis pelo nosso próprio desenvolvimento, buscando e extraindo o máximo todas as formas de conhecimento e de como melhor aprender com nossas deficiências e dificuldades.
Os educandos devem ir além do cognitivo, pois a medida que os educandos aderem as mudanças, teremos com toda a certeza uma mudança de comportamento e de aprendizagem.
Promover o '"ENCONTRO COM O PRAZER DE APRENDER" essa é a questão para solucionar a mudança do comportamento do aprendizado.
"Aprende a aprender é o novo desafio para todos aqueles que desejam o verdadeiro conhecimento. Quando aprende a aprender, o estudante muda completamente a visão distorcida, negativa e limitada da escola, das matérias e dos professores. Passa a aprender com prazer e se torna uma pessoa mais dedicada"( Renato Alves, 2010).
Quem aceita o desafio de aprender a estudar apura seus mecanismos de percepção. Aprender pelo simples direcionamento de nossos mecanismos de percepção é uma questão de mínimo esforço, por isso é sempre o primeiro recurso que dispomos. Se eu quiser ser o melhor terei que fazer o que os melhores fazem. Tenha o objetivo de ser sempre o melhor aluno e tenha a certeza de que o simples fato de possuir essa meta já o fará de você com toda a certeza um estudante melhor. O melhor horário para o estudo é o horário em que o aluno está disposto a estudar, embora alguns deles tenham obtido resultados benéficos ao criar um hábito de horários e dias fixos, fracionar as matérias de estudo e lhes proporcionando recompensas ao término de cada jornada. Nunca comece uma jornada de estudo sem antes dar a si mesmo um bom motivo para se empenhar inteiramente nela.
Estudar é o caminho para o conhecimento e para a realização pessoal, o estudante dedicado e que aceita o desafio de aprender a estudar está no caminho certo, pois quem se dedica obtém conhecimento para toda a vida e conhecer permite encontrar saídas e vencer. Por tanto estudar é tornar a vida mais fácil.
3) Aprendo de forma prazerosa. O hábito de ler me faz conseguir resolver problemas, memorizar com facilidade. Ao longo da minha vida estudantil aprendir a fazer resumos, sínteses e absorver com muita facilidade pelo simples fato de aplicar métodos de aprendizagens como por exemplo fazer revisão do assunto.
...