A Lei Seca
Por: Pedro Petruccelli • 16/5/2018 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Lei Seca é uma lei que causou grandes modificações nos hábitos da população brasileira, mas que também é fruto de mudanças culturais da própria sociedade do país tupiniquim. Essa lei tem salvado, indireta e diretamente, milhares de vidas em todo o território nacional, visto que a tolerância zero no que diz respeito a quantidade de álcool no sangue de quem dirige diminuiu drasticamente o número de acidentes de transito com vítimas fatais no país.
A Lei seca é um resultado claro das mudanças da população brasileira e deve ser estudada para fins de se entender melhor para que sentido a sociedade do país está caminhando.
DESENVOLVIMENTO
O cidadão brasileiro tem enraizado em sua personalidade a cultura de sair para beber bebidas alcoólicas com os amigos ou familiares em um bar, uma boate, um restaurante, etc. Porém, durante muito tempo esse hábito de sair para ingerir bebidas alcoólicas foi acompanhado pelo ato de dirigir sob efeito do álcool e essa relação tem várias explicações. Uma das explicações para a união dessas duas práticas é o fato de que a população de alguns anos atrás não tinha o conhecimento necessário para chegar a conclusão de que beber e dirigir devem ser excludentes entre si. Então as pessoas bebiam até se sentirem satisfeitas e logo em seguida dirigiam os carros, causando acidentes das mais diversas formas. Há de se deixar bem claro que antes da criação da lei seca, existia uma tolerância de aproximadamente 2 copos de cerveja, mas a fiscalização era muito rara e falha.
Outro ponto importante que ajuda a explicar o porquê de as pessoas, no passado, ingerirem bebidas alcoólicas e logo em seguida pegarem seus carros é o fator econômico e o conforto. É muito menos custoso e mais barato a pessoa ir no seu próprio carro do que pegar um taxi e também é muito mais confortável se locomover com o carro particular do que por meio de transporte público, o qual sempre deixou a desejar no Brasil.
Entretanto, com o crescente número de acidentes envolvendo pessoas que haviam ingerido álcool o governo teve que intervir. Em 2008 o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a lei número 11.705/08, a chamada “Lei Seca”, que inicialmente não proibia totalmente o consumo de álcool para quem fosse dirigir. Essa tolerância zero só foi posta em prática mais adiante.
A implantação da Lei Seca acabou gerando várias reações na população. Enquanto um setor da sociedade não ia de acordo com a lei por conta do abalo potencial no lucro que a venda de bebidas alcoólicas dava, outra parte da sociedade era a favor da implantação da lei por conta da maior segurança para a coletividade no trânsito. Fato é que a lei foi sancionada há uma década e perdura até os dias contemporâneos.
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lei-seca.htm -
...