A Liberação do Porte de Armas no Brasil
Por: Alberto-Vicente • 9/9/2018 • Seminário • 390 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
A Liberação do Porte de Armas no Brasil
Não é de hoje que as pessoas discutem sobre a liberação do porte de armas no Brasil. De um lado temos os que apóiam o direito dos cidadãos de terem uma arma de fogo para sua própria defesa, já do outro há aqueles que apóiam o desarmamento afirmando que quanto mais pessoas armadas maiores as possibilidades de ocorrerem crimes graves como assassinato.
Nos dias atuais, grande parte das pessoas vive com medo, pois a qualquer momento podem ser expostas a situações de risco como assaltos ou algo pior. Com base nisso, os defensores do porte de armas argumentam que se os cidadãos estiverem armados eles se sentirão mais seguros e até mesmo poderão escapar de muitas dessas situações de risco, pois isso igualaria as forças dos bandidos e das vitimas. Eles também acreditam que isso iria diminuir a criminalidade já que os criminosos teriam que pensar bem antes de tentar fazer qualquer coisa contra o cidadão de bem, pois este poderia estar armado.
Em contraponto a isso os defensores do desarmamento afirmam que se o porte de armas for liberado ele iria aumentar as mortes por brigas de trânsito, domésticas e por motivos banais. Há também o argumento de que mesmo armadas às pessoas não estariam seguras e elas poderiam morrer na tentativa de sacar a arma para se defender de um criminoso, como acontece com policias que mesmo armados ainda são assassinados.
Com base nesta discussão podemos concluir que o sonho de uma sociedade utópica sem conflitos e injustiças é impossível, e que enquanto ficamos discutindo probabilidades há uma certeza, a de que pessoas boas que apenas querem seguir as suas vidas tranquilamente morrem todos os dias pelas mãos de homens egoístas sem terem sequer o direito de se defenderem, liberar o porte de armas é dar esse direito as pessoas. O medo de liberar armas em um país é compreensível, mas quem realmente quer matar outras pessoas consegue uma arma independente de quantas leis o proíbam de tela. Cidadãos comuns armados não é a melhor solução para diminuir os crimes de uma sociedade, mas é a mais viável que nós temos.
...