A Manifestação Laudo
Por: layemille29 • 27/1/2020 • Tese • 878 Palavras (4 Páginas) • 202 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DA 3ª VARA DO TRABALHO DE FEIRA DE SANTANA - BAHIA.
PROCESSO. Nº. RTOrd
, já qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista em epigrafe, movida por , também qualificada, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por intermédio das suas advogadas, tempestivamente, manifestar-se acerca do Laudo Pericial colacionado aos autos.
I. DO LAUDO PERICIAL
O Expert nomeado por este MM. Juízo emitiu Laudo Pericial com o objetivo de averiguar se a Reclamante se encontrava exposta a agentes insalubres, tendo por base para tanto, o ambiente laboral, as atividades desenvolvidas e as regras legais aplicáveis ao caso.
A fim de chegar às conclusões pretendidas, o Perito realizou inspeção no local de trabalho da Reclamante, acompanhado das Partes, Advogados e funcionários da Reclamada, bem como analisou toda a documentação apresentada pela Parte Ré.
Entretanto, o presente laudo não merece ser acolhido por Vossa Excelência, vez que eivado de contradições. Explica-se:
Primeiramente, cumpre transcrever o trecho do laudo em que o Perito atesta que a Reclamante faria jus ao recebimento de insalubridade em grau médio.
XI. PESQUISA DE INSALUBRIDADE
a) AGENTES QUÍMICOS – ANEXOS 11, 12 e 13.
Segundo o relato do Reclamante na Petição Inicial, o mesmo exerceu atividades em contato com substâncias insalubres.
Quanto aos alegados produtos químicos trata-se do produto de nome comercial FORTIKOURO F, em cuja composição encontram-se hidrocarbonetos aromáticos a exemplo do Tolueno e do Xileno.
(...)
HIDROCARBONETOS E OUTROS COMPOSTOS DE CARBONO
Insalubridade de Grau Médio
Emprego de produtos contendo hidrocarbonetos aromáticos como solventes ou em limpeza de peças.
Percebe-se de forma evidente que o Perito concluiu acerca do contato da Reclamante ao produto FORTIKOURO F, o que consequentemente ensejou a sua conclusão pela existência de insalubridade em grau médio por meio de mera alegação formulada pela Autora, o que resta demonstrado no trecho a seguir: “Segundo o relato do Reclamante na Petição Inicial, o mesmo exerceu atividades em contato com substâncias insalubres”.
Em face do exposto, remanesce evidente a ausência de qualquer prova contundente nos autos, bem como no laudo ora impugnado que ateste o contato da Autora com o FORTIKOURO F ou qualquer outro agente químico insalubre.
Prosseguindo com a análise do presente laudo, o Expert segue deixando evidente a ausência de qualquer respaldo na sua conclusão acerca da existência de agentes insalubres no ambiente laboral da Autora. no momento em que responde os quesitos elaborados pelas partes. Leia-se:
XII. RESPOSTA AOS QUESITOS DAS PARTES
a) QUESITOS DA RECLAMADA
(...)
3. A Reclamante tinha contato com produto(s) químicos e / ou agente(s) insalubre(s) no local de trabalho? Em caso afirmativo, quais e com que frequência?
Resposta: Sim. Contato diário.
4. Em caso de resposta afirmativa ao quesito 3 (três), em qual atividade desenvolvida pela Reclamante a submetia ao contato com tais produtos e / ou agentes?
Resposta: Colagem dos bancos.
(...)
b) QUESITOS DO RECLAMANTE
(...)
1. Em que setor da empresa o reclamante trabalhava e qual atividade a Reclamante exercia? Na hipótese das partes apresentarem versões divergentes no momento da diligência, indique o senhor perito, de forma objetiva, em relação a qual fato há controvérsia.
Resposta: Setor de Capotaria. Atividades vide item VII deste Laudo. A divergência concentra-se somente na utilização da cola.
Ora! Se é evidente a controvérsia
...