A Maturidade do pensamento de Karl Marx
Por: Fernanda Sales • 29/6/2017 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 404 Visualizações
Nome: Fernanda Campos Sales R.A.: 3917506
QUESTÕES
KARL MARX
1. A maturidade do pensamento de Karl Marx culmina com a elaboração de qual livro? Quais são as três fontes de pensamento que influenciam o pensamento de Karl Marx?
R: Culmina com a elaboração do livro O Capital, influenciado pela filosofia clássica alemã, a economia política inglesa e o socialismo francês.
2. O que significa dizer que a teoria materialista de Karl Marx procura romper com o “idealismo” reinante na filosofia de sua época.?
R: As explicações filosóficas e políticas, até então, era formulada na cabeça das pessoas com embasamento em teorias e ideias previamente estabelecidas, sendo assim, significa que não havia um pensamento fora dessas pré-estabelecimentos, fora da idealização.
3. Por que segundo Karl Marx a economia tem um papel fundamental na análise social?
R: Porque as relações sociais se estabelecem a partir da maneira como o trabalho se realiza. Apesar de a política, a religião, a cultura serem importantes, a economia é determinante como fator explicativo da sociedade.
4. Comente os conceitos de infra-estrutura e superestrutura para Marx.
R: No conceito de infra-estrutura para Marx, é a base material das relações de produção entre homem e natureza e entre homem e homem, já na superestrutura seria a forma de dominação no sentido ideológico e institucional.
5. Explique o conceito de Classes Sociais para Marx.
R: Marx diz que a classe social é definida no processo de produção, existem as detentoras das riquezas e as que possuem somente a força de trabalho.
Os conflitos entre as classes é um motivador para as transformações sociais. As classes dominantes agem a fim de manter a sociedade como está, pois é dessa forma que está confortável a elas. Já as classes dominadas querem revolução, mudança, e ao mesmo tempo, essa ideia é contida pela ideologia que as classes dominantes propagaram, fazendo com que o dominado assuma a ideologia dos dominantes e aceite manter a sociedade como está.
6. Em que a concepção marxista de Estado é diferença da concepção Contratualista?
R: Para Marx, apesar de o Estado se apresentar como superior às classes, ele na verdade representa os interesses das classes dominantes.
7. Se para Marx a dominação não ocorre pelo uso exclusivo da força, qual é o papel da ideologia?
R: A classe dominante se impõe também pelo conhecimento, pelo poder e pelas ideias que são sedimentadas e vinculadas na superestrutura, assim, as ideias dessa classe, também se tornam dominantes.
...