A Michael Sandel
Por: taynamts • 16/6/2016 • Bibliografia • 279 Palavras (2 Páginas) • 502 Visualizações
Nascido em Minneapolis em cinco de março de 1953, tem origem judaica.
Bacharelado em política em 1975 pela Universidade de Brandel, concluiu doutorado em Oxford.
Filósofo, professor universitário, escritor, palestrante, ensaísta e conferencista.
Da aula de justiça em Harvard desde 1980, sempre questionando princípios contemporâneos de justiça, trazendo a tona inúmeras reflexões. Baseia-se em conceitos de filósofos como Imannuel Kant, John Stuart Mill, John Rawls, Charles Taylor e principalmente de John Locke.
Sobre os países terem uma barreira muito grande entre ricos pobres
“se você compra e vende suas capacidades seus bens no livre mercado, você tem direito de ficar com tudo o que ganhar, e errado o governo taxar seu tão suado dinheiro.”
Sobre a política no Brasil
A política se resume em interesses próprios
Para Sandel é necessário que todos os cidadãos acreditem em um governo que pertence a todos, em uma democracia. Acredita ser um erro fingir ter uma política neutra, mesmo que nem todas as pessoas estejam de acordo em seus conceitos éticos e espirituais, isso tem que ser resolvido de forma moral e não com a neutralização e imparcialidade, aprendendo assim a ouvir e respeitar a opinião de outrem, isto é algo democrático.
É importante ouvir a opinião de pessoas diversificadas sobre uma questão do que é justiça, pois a bagagem e experiência de vida de cada um tornam suas opiniões diferentes umas das outras.
Deseja passar para os estudantes e leitores de seu livro ideias filosóficas que informam políticos.
Para ele as questões da vida têm de estar interligadas com questões políticas.
Ser um ser humano é aprender a questionar as coisas da vida, é sair de um comodismo e buscar respostas nas entrelinhas, isso pode ser chamado também de filosofia.
-
...