O Michael Sandel
Por: alex1212 • 6/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.146 Palavras (21 Páginas) • 680 Visualizações
[pic 1]
Direito - Diurno
A ameaça ao espirito democrático
Alunos: R.A:
Alex Sandro A.dos Santos N859FH-2
Francisco Sales Da S. Tinoco DO5JGB-5
Jonsi Santos da Silva C93995-1
Lucas Roberto
Odair José Machado C382FA-8
SÃO PAULO
2016
Alunos:
Alex Sandro A.dos Santos
Francisco Sales Da S. Tinoco
Jonsi Santos da Silva
Lucas Roberto
Odair José Machado
A ameaça ao espírito democrático
Trabalho de atividade pratica supervisionada apresentado para a disciplina: Psicologia jurídica
Orientadora:Najla Kamel
São Paulo
2016
Sumário
Introdução...............................................................................................
Resumo principais idéias contidas na entrevista.................................
Idéia de bem comum segundo Sandel...................................................
Analise do pensamento de Sandel sobre o papel do mercado..............
Analise da teoria sobre o papel do mercado e do Estado de Adam Smith..........................................................................................................
Analise do pensamento de Sandel sobre ocupação do espaço público......................................................................................................
Camarotização e democracia segundo Karl Max................................
O espirito democrático em risco............................................................
Conclusão................................................................................................
Anexos......................................................................................................
Bibliografia..............................................................................................
Introdução
O principal assunto abordado neste trabalho é sobre Michael Sandel e sua entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, onde ele aborda sobre o tema: a ameaça ao espirito democrático.
Michael Sandel leciona na Universidade de Harward, nos Estados Unidos, e propõe a seus alunos que acompanhem junto com ele acontecimentos recentes em seu país, com filósofos: Aristóteles, John Rawls, Immanuel Kant. Explica (2012, p.39) que “convidar os leitores a submeter suas próprias visões sobre justiça ao exame crítico – para que compreendam melhor o que pensam e por que” é o objetivo de seu livro, e não mostrar as influências do pensamento político. Não é uma história das ideias, “e sim uma jornada de reflexão moral e política”.
Sandel é considerado um astro, principalmente em países asiáticos, onde pessoas se aglomeram para poder aprender seus ensinamentos. Justice não é apenas o curso e a série em vídeos, mas acabou sendo também transformado em livro. Formado em Política pela Universidade Brandeis, com Doutorado em Oxford, Sandel também é professor convidado em Sorbonne, em Paris, e já lançou diversas publicações e trabalhos no meio acadêmico. O filósofo ainda escreve para algumas publicações, como The New York Times, Atlantic Monthly e New Republic. Obras de Michael Sandel: Justiça – O Que É Fazer a Coisa Certa O Que o Dinheiro Não Compra Contra a Perfeição.
Resumo das principais idéias contidas na entrevista
O professor Michael Sandel, concede entrevista à folha de São Paulo diretamente de Harvard.
A entrevista abordou as seguintes questões, sobre a “camarotização” da vida pública nos EUA, como isso é uma ameaça à democracia, como a insegurança no Brasil causa a segregação na sociedade, e nossa identidade é de consumidor e não de cidadão.
Também sobre ao incentivo a filantropia, um exemplo nomes de doadores nas faculdades nos EUA, que não afeta em nada o comportamento dos alunos. Pois em pauta a importância do mercado como ferramenta para organizar uma economia produtiva. Sobre o credito carbono, colocou da seguinte maneira que precisamos pagar o preço do estrago, por meio de impostos cobrados.
Sobre como os brasileiros que estão dando uma grande importância a corrupção, com ativismo cívico, também a frustração que temos com a política com relação ao mercado. Colocou em debate onde o mercado serve ao bem comum e onde explicar as razões da concordância.
Ideia de bem comum segundo Sandel
A ideia do bem comum procura repensar uma forma mais equitativa de viver, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, onde este ideal deve estar presente em todos conhecedores da lei e do direito. Michael Sandel pretende ressuscitar uma concepção política, onde cada indivíduo reconhece o outro, ambos como participantes de um mesmo meio social. Assim a formação de bons cidadãos está diretamente ligada ao caráter humano, com intuito de auxiliar as pessoas a desenvolver suas capacidades e virtudes cívicas. Portanto, cada ser humano pode exercer suas atividades da melhor forma possível, ou seja, o fruto do seu trabalho não seria uma recompensa só para si, e sim compartilhada com todos os membros que compõem o grupo social. Sandel afirma que a busca por uma sociedade justa deve ser feita ponderando sobre o conceito de vida boa e criando uma cultura pública que aceite divergências sociais intrínsecas ao racionalismo humano. Ele sugere ainda que a política justa deve se respaldar em questões morais e espirituais, aplicando aos interesses econômicos e sociais. A nova política da justiça do bem comum está baseada em 04 princípios adotados por Sandel, que são eles: a cultivação de uma virtude cívica; estabelecer limites morais ao mercado, para que este não interfira nas pratica social; diminuição da desigualdade social e o respeito incondicional as diversas crenças e culturas.
...