A PESQUISA DOCUMENTAL
Por: Gian Willian Tavares • 20/4/2019 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 355 Visualizações
[pic 1]
Aluno: Gian Willian Tavares de Souza
Informática jurídica documental
Cacoal-RO
22/03/2019
Gian Willian Tavares de Souza
Informática jurídica documental
Trabalho final, apresentado a Faculdade de ciências e biomédicas de Cacoal, como parte das exigências para a obtenção da nota de informática jurídica.
Professor: Sergio Henrique
Cacoal-RO
22/03/2019
Introdução
O presente trabalho é sobre os conceitos e as aplicações da Informática Jurídica, mais concretamente na área documental sendo pautado o conceito, as divisões e as formas de armazenamentos.
O objetivo é abordar de forma resumida o uso da informática dentro do âmbito do Direito sendo sua especificidade a forma que isso impacta a vida do operador do Direito.
Informática Jurídica
Á aplicação da tecnologia da informação e comunicação no âmbito do direito é denominado Informática Jurídica.
É de certa forma incomum associar uma disciplina tradicional como o Direito com uma disciplina inovadora como a Informática. Dessa forma, com essa junção surge a Informática Jurídica, sendo a mesma está dividida em três partes: a Informática Jurídica Documental, de Gestão e de Decisão.
A Informática Jurídica Documental fundamenta-se na aplicação dos sistemas de informação e documentação jurídica. Sendo assim, o uso desse sistema quando efetivo auxilia no trabalho do operador do Direito, os quais se dedicarão as atividades que visem o uso intelectual, fugindo das longas consultas e dos amplos índices de leis. Adequando-se aos sistemas de documentação a tarefa de auxiliar ou mesmo executar o trabalho repetitivo e demorado que o Âmbito jurídico exige.
Os sistemas jurídicos documentais utilizam a forma de CD-ROM (Compact disc – read only memory) e a forma online. em razão de uma vantagem na atualização desses programas o uso do sistema online é mais plausível. Porém o uso do sistema em CD-ROM possibilita uma “independência” da internet além de um benefício no aspecto financeiro pois o operador não dependerá de um provedor.
Conclusão
Pelos argumentos pautados neste trabalho, pode-se concluir que o sistema jurídico documental é de suma importância na sociedade contemporânea, pois possibilita uma automação no trabalho cansativo e exaurido que o ambiente do Direito cerceia. Além disso, mostra que o Direito não pode opor-se a essa nova evolução humana, a chamada era da informação, da qual nos mostra os grandes dilemas que cercam o sistema jurídico.
Bibliografia
https://jus.com.br/artigos/2255/breves-consideracoes-sobre-direito-informatico-e-informatica-juridica
http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/viewArticle/187/349
http://www.aldemario.adv.br/infojur/conteudo6texto.htm
...