A Politica e Teoria do Estado
Por: Thiago Borges • 15/9/2019 • Trabalho acadêmico • 875 Palavras (4 Páginas) • 163 Visualizações
QUESTÕES
QUESTÃO 1
Explique a diferença entre o poder político e o poder econômico.
R: O poder político é coercitivo, obrigatório e o poder econômico está relacionado a economia dos país, financeiro, monetário.
QUESTÃO 2
Quais são as características do poder político?
R: Coerção, monopolização, universal, territorial, pervasivo (penetrante)
QUESTÃO 3
Explique a diferença entre as ideias de “nacionalização” e “estabilização” na concepção de Gianturco.
R: Estabilização é o que será estadual e Nacionalização engloba o Estado Federativo.
QUESTÃO 4
Elenque e explique as etapas de Oppenheimer.
R: A pilhagem. Alguns bandos de pastores atacam e saqueiam aldeias de camponeses
A trégua. Os camponeses se rendem à dominação, entendem que é melhor que arriscar a própria vida contra um inimigo mais forte.
O tributo. Agora os camponeses passam a entregar diretamente o excedente da produção com regularidade aos pastores no vilarejo deles, pois é mais conveniente dessa forma.
União territorial. Os dois grupos passam viver perto um do outro na mesma faixa de terra, e as duas comunidades se unem.
O monopólio. O senhor começa a regular e proibir as tensões e os conflitos entre grupos de súditos vizinhos e clãs diferentes.
QUESTÃO 5
Explique o conceito de bandido estacionário de Mançur Olson.
R: Agente que monopoliza e racionaliza a pilhagem por meio de tributação. Assim gradualmente chegou-se a certo equilíbrio mais eficiente para os dois grupos.
QUESTÃO 6
Qual a diferença entre State building e Nation building? Mostre um caso contemporâneo.
R: State building é o processo de construção e aparato estatal, da sua máquina, da administração pública, da burguesia, que engloba tributos, política, escolas, exército, hospitais, administrações públicas como DETRAN, cartórios, prefeituras e todos os trabalhadores estatais de qualquer nível. Já o Nation building em parte é espontâneo e bottom - up, em parte é direcionado pelo estado e top – down. O estado - nação é exatamente o resultado desses dois processos, a ponto que hoje estado e nação geralmente coincidem. Mas alguns estados ainda não conseguiram, como a Grã - Bretanha e a maioria dos estados africanos por exemplo. Vários estados africanos possuem diferentes povos, etnias, tribos com diferentes línguas e religiões, por isso têm vários conflitos.
State building = Monopólio de violência (Política e defesa), arrecadação de impostos (sistemática, eficiente), Monopólio da legislação, da justiça, da moeda.
Nation building = Espírito de comunidade, de identidade, de interesse comum.
Surgimento de uma única língua, de uma única religião, o simbolismo, como hinos, estátuas, etc e o nacionalismo, como a criação de uma história em comum.
QUESTÃO 7
Explique o conceito de estado na contemporaneidade.
R: O Estado hoje é a forma de organização social mais frequente, mais adotada, mais predominante.
QUESTÃO 8
Explique o que é o governo da lei e o governo dos homens e suas relevâncias.
R: Para que o governo aconteça é necessária à legislação, as leis organizadas irão ditar regras para o Estado, o governo dos homens está no sentido patriarcal, leva em consideração as concepções paternalistas.
QUESTÃO 9
Explique a diferença entre estado, governo e nação.
R: Estado, possui um território, uma base física na qual exerce o seu poder (sua jurisdição), sem território não há Estado.
Governo está relacionado ao poder e a soberania.
Nação é um grupo de pessoas com características específicas, sentimento de pertencer a uma nação específica, para muitos autores a nação pode existir sem território fixo.
QUESTÃO 10
Explique o conceito de soberania.
R:Poder, liderança, é a capacidade de exercer suas leis dentro do seu território.
QUESTÃO 11
Explique a importância da soberania popular.
R: O Estado está sujeito a força do povo, o poder de influência que os cidadãos têm perante aos governantes que os representam.
QUESTÃO 12
Como se chegou, historicamente, ao presidencialismo?
...