A RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA TEORIA GERAL DO ESTADO
Por: Rodolfo Buriti • 31/10/2017 • Resenha • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 293 Visualizações
UNIVERSIDADE POTIGUAR
ESCOLA DO DIREITO
TEORIA GERAL DO ESTADO
RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA TEORIA GERAL DO ESTADO
E O FILME INVICTUS
MATRICULA: 201719220; 201752966
ALUNO: DANIELE SILVESTRE DOS SANTOS; JULIANA ALMEIDA SOARES
NATAL 18 DE SETEMBRO DE 2017
Nascido em uma família de nobres tribais, em uma pequena aldeia do interior, onde deveria ser contemplado com um cargo de chefia como tradição local, porém o recusou, e aos 23 anos seguiu para a capital Johanesburgo, onde iniciou sua atuação política. Vivendo uma vida rebelde na faculdade, diferente da vida rural, pacata que tinha antes no interior, transformou-se em um jovem advogado e líder da resistência não-violenta da juventude, acabando como réu em um infame julgamento por traição. Foragido, tornou-se depois o prisioneiro mais famoso do mundo e, finalmente, o político mais agraciado em vida, responsável pela refundação do seu pais como uma grande sociedade multiétnica, mudando paradigmas servindo de base para a mudança de ideais, criando questionamentos quanto ao tema no mundo inteiro.
Antecedente a sua prisão, estava instaurado um regime conhecido como apartheid (Significado “separação”), que se pendurou entre 1948 a 1994 sucessivamente pelos governantes do Partido Nacional na África do Sul, mantendo o direito da maioria dos habitantes cerceados por uma minoria branca que formava o governo. Este modelo de segregação racial foi introduzido oficialmente após as eleições de 1948. Ele dividia os habitantes em grupos sociais: negros, brancos, de cor e indianos, separando esses grupos em áreas residenciais, muitas das vezes forçadamente. Serviços básicos como saúde, educação e outros serviços públicos eram oferecidos diferenciadamente, de forma inferior aos negros em relação aos brancos. Os negros foram privados de exercer sua cidadania. A apartheid gerou embargos comerciais contra a África do Sul, uma série de revoltas, protestos, desordem, violência, e repressão aos antiapartheids cominando nos seus banimentos. Diante das constantes revoltas e repressão com violência extrema por parte do governo contra a oposição, não foi possível conter o crescente movimento contra o regime, mesmo com as tentativas do governo em fazer reformas. Em 1990 o presidente Frederick Willem decide iniciar as negociações para acabar com a apartheid, e em 1994 são realizadas eleições multirraciais e democráticas, onde Mandela vence no congresso.
Muitos documentários e obras foram criadas abordando o tema, retratando esse período violento e de vitórias para o povo Sul-Africano, e servindo de exemplo para o mundo. Em 11 de dezembro de 2009 foi lançado nos Estados Unidos o filme com o título de Invictus (Do latim: Invicto), baseado na história do livro Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation de John Carlin e na conquista da Copa do Mundo de Rugby de 1995 pela seleção de Rugby da Africa do Sul que aconteceu após o fim da apartheid.
A ambientação do filme remete ao período pós-apartheid, onde o recente presidente eleito, Nelson Mandela representado pelo ator Morgan Freeman, conta a história da África do Sul depois da queda do regime conhecido como apartheid, e que mesmo com fim da separação racial havia ainda ideais racistas, um pais economicamente dividido, em virtude da apartheid. Com o eminente evento que estava para acontecer, a Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez sendo realizada no pais, motivou o líder para esporte no intuito de unir a população, já que o evento teria uma notoriedade nacional. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.
Invictus inicia com uma tomada sugestiva de segregação de raças com a demarcação de territórios sociais e esportivos, dois campos de jogo, um para o Rúgbi e outro para futebol. Ambos divididos por cerca, e por uma estrada que os corta ao meio. Um gramado para ser utilizado pelos praticantes de Rúgbi, jovens brancos, enquanto o destinado ao futebol, crianças maltrapilhas no campo acidentado e poeirento.
O Filme enfatiza o personagem central, Mandela que é um líder carismático e heroico que tem como o papel regatar a sociedade Sul-Africana e trazer aos braços de um regime, agora democrático, onde todos, em tese têm direitos iguais e que o estado teria o papel de representa-los através de seu governante eleito por eles mesmos.
...