A Revolução Russa
Por: Felipe Manfrim • 5/10/2016 • Seminário • 374 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Primeiramente os efeitos negativos da entrada do proletariado no parlamento , se diz respeito a 2 acontecimentos marcantes para a classe operária . Que foram os direitos trabalhistas e o fim das propriedades privadas que não estavam em uso pelos burgueses na época . No quesito dos contratos trabalhistas que passaram a vigoram a partir dessa revolução , os trabalhadores ganharam garantias por meio dos seus contratos que antes eles não tinham, como por exemplo o 13 salário anual e as ferias remuneradas .onde mesmo que esses direitos não estivessem no contrato, o empregador era obrigado a pagar para o empregado essas bonificações . E com essa mudança o direito liberal deixar de funcionar como forma alienante e ganha uma inflexão emancipatória e antiburguesa. Com os contratos passando a ser uma forma de proteger o trabalhador e não ocultar o seu trabalho bem exploratório . Com direito a seguro desemprego previsto no art 163 parágrafo 1 . Onde o trabalhador recebe um benefício do poder público , com o intuito de lhe garantir uma assistência temporária em casos de dispensa sem justa causa ou de paralização das atividades do empregador .
Além dos contratos trabalhistas outro movimento que aconteceu foi que a propriedade privada deixa de ser o poder absoluto de deter e passa a ser definida a partir da sua função social.por exemplo torna-se possível desapropriar imóveis que não estavam sendo utilizados , estabelecer limites ao seu uso para não colocar em risco a saúde do trabalhador pelos seus donos ao meio ambiente e consumidores . seja uma fazenda , um estabelecimento para mercado , etc .
Como diz o art. 153 parágrafo 2 da constituição de Weimar " A propriedade impõe obrigações . Seu uso deve constituir ao mesmo tempo um serviço para o mais alto interesse comum" ou seja a propriedade teria que desempenhar um papel voltado para a evolução da sociedade.
Ele cita que o direito e uma faca de dois gumes , porque os burgueses estavam apoiando essa revolução do proletariado , e ao ver que após essa revolução o direito trazia algumas normas que desfavoreciam os burgueses, eles passaram a não apoiar mais e adotaram um regime cada vez mais autoritário , voltado a repressão do movimento operário.
...