Federação Russa
Casos: Federação Russa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristtyan • 31/5/2013 • 1.454 Palavras (6 Páginas) • 467 Visualizações
Federação Russa, país localizado parte no leste da Europa e parte no norte da Ásia, é o maior país do mundo em extensão territorial e vem se destacando em um crescimento econômico acelerado, indicando tornar-se em breve uma das maiores economias mundial.
E em termos de população ocupa o nono lugar, sua moeda oficial é o rublo e seu idioma oficial é o russo. A história da Rússia divide-se em algumas fases, pois teve sua origem no século 12, com a fundação do Principado de Muscovy. No século 15, após 200 anos sob dominação da Mongólia, o principado tornou-se independente e expandiu-se, conquistando outras regiões. Sobre seu setor financeiro e econômico, seu PIB per capita, que é o valor final de bens e serviços produzidos num país num determinado ano e dividido pela população desse mesmo ano, foi de 38,10% no ano de 2010, entre 2007 e 2010 seu PIB teve oscilações, pois no ano de2008 chegou a 40,2% , logo abaixou e manteve-se, isto por causa de crise financeira pela qual a Russa enfrentou em 2008 e no primeiro semestre de 2009.O IDH ( Índice de desenvolvimento Humano onde a ONU mede o desenvolvimento do país com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita), no ano de 2007foi elevado, chegando a 0,817 , ocupando o 67º lugar, já em 2008 em diante teve pequeno crescimento, chegando a 64º posição.A concentração de Renda da Rússia esta em seus produtos agrícolas, como, batata, rio,cevada, entre vários outros cereais; na pecuária, com suínos, bovinos, ovinos e aves; na mineração com o cobre, minério de ferro, níquel, turfa, alumínio, carvão, gás natural e petróleo e na indústria alimentícia, máquinas, siderúrgicas ( ferro e aço), equipamentos de transporte e química.As condições de trabalho da Rússia são um pouco parecidas com a do Brasil, onde o expediente é de segunda a sexta feira ,das 9hs às 18hs, com uma pausa de uma hora ao meio dia, mas grandes lojas costumam abrir aos domingos. Na Rússia é obrigatório o ensino secundário, onde este é gratuito e dura-se 11 anos.Todas as escolas e colégio da Rússia tem educação estaduais padronizada. Se formando assim no ensino secundário é emitido um certificado, onde este permite que a pessoa possa continuar Com o colapso da União Soviética, tanto o volume das transações comerciais da Rússia, como o seu modo de operação, foram consideravelmente afetado, não obstante ter sido a Rússia a república central e a mais importante da União.
O Seu desenvolvimento tornou-se mais evidente, após a mudança em seu sistema de governo, com a dissolução da URSS, deixando de ser socialista e tornando-se capitalista, possibilitando laços econômicos com outros países, através do BRIC, fortalecendo a sua economia através da exportação de petróleo e seus derivados para diversas partes do mundo, principalmente para a União Européia, que importa hoje 25% de sua energia. A Rússia é destaque também em educação, pois herdou do socialismo um sistema educacional sólido e acessível, com uma das taxas de analfabetismo mais baixas do mundo, de apenas 06%. Mas nem tudo é exemplo na Rússia, o país passa por um sério déficit na saúde pública. Ao contrário da época do comunismo, a saúde pública hoje possui um atendimento precário e ineficiente, com profissionais insuficientes para atender a população que em sua maioria são idosos e necessitam de mais cuidados de saúde, especialmente em um país onde as flutuações climáticas são severas e onde os casos de doenças relacionadas ao frio e calor se tornam mais prevalente. Economicamente falando, na Rússia, como na maioria dos países em desenvolvimento, existe uma grande desigualdade no desenvolvimento em diferentes regiões do país, ainda existem pessoas que vivem como na Idade Média, enquanto que em outras regiões setores de tecnologia de ponta e renda per capita próxima à das economias mais fortes da eurozona. Segundo as projeções de O’Neill, a Rússia será a sexta maior economia do planeta em 2050. Os cálculos apontam que, em 2018, o PIB russo ultrapassará o italiano. Em 2024, será maior que o da França, e, nos anos de 2027 e 2028, a Rússia deixará para trás o Reino Unido e a Alemanha, respectivamente.
Entre os fatores que fortalecem a economia russa estão:
Apresenta grandes reservas de petróleo e gás natural;
Atualmente é o segundo maior produtor e exportador de petróleo do mundo;
O país conta com a maior reserva de gás natural do planeta;
Apresenta um grande mercado consumidor.
A Rússia, atualmente, segundo os dados da Cia - Facebook é o 8° exportador mundial e o 15° importador mundial. Principais setores de atividade, Na estrutura econômica russa, há grande prevalência da indústria, em especial a metalurgia, a química, a engenharia mecânica e a energia. A indústria florestal também se apresenta bem desenvolvida: o estoque madeireiro da Rússia é o mais abundante do mundo. A Rússia conta, igualmente, com os maiores estoques conhecida de gás natural e é o maior produtor mundial de gás. Além disso, está na vanguarda da produção e da exportação de petróleo. Encontram-se abundantes depósitos de carvão na República de Komi, na Sibéria oriental, e no extremo oriente do país. A Rússia é também rica em minério de
...