A SOCIOPATOLOGIA E PSICOPATOLOGIA
Por: Darja Vilar • 23/7/2018 • Resenha • 719 Palavras (3 Páginas) • 571 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS – CCJS
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA JURÍDICA
PROFESSOR: MÁRIO RAMOS
ALUNA: IGARA RAFHAELA SILVA FERNANDES
SOCIOPATOLOGIA E PSICOPATOLOGIA
SOUSA - PB
24/04/2018
SUMÁRIO
1. PATOLOGIAS E SUAS DIFERENÇAS 3
2. SOCIOPATOLOGIA 3
3. PSICOPATOLOGIA 4
4. PSICO-SOCIO-PATOLOGIA 4
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
PATOLOGIAS E SUAS DIFERENÇAS
Segundo Norbert Keppler (fundador e presidente da SITA - Sociedade Internacional de Trilogia Analítica - (Psicanálise Integral), psicanalista e filósofo), existem duas áreas no campo das patologias, que não devem entrar em comparação: sociopatologia e a psicopatologia.
O termo sociopatologia significa o estudo das interações entre o indivíduo e o seu meio social, e retrata as dificuldades sociais, quando o indivíduo se torna vítima da sociedade doente.
Já a psicopatologia significa o estudo das perturbações mentais e tem como objeto de estudo os conflitos internos que deverão ser analisados psicologicamente, nesse caso o ser humano se torna a vítima de si mesmo.
Partindo ainda das ideias de Keppler, é necessário ter consciência sobre a existência desses dois tipos de males fundamentais que afeta a humanidade: a patologia social (considerada a mais perigosa, pois tem sido a maior responsável por todos os danos da conduta essencial para o bem da sociedade) e a patologia individual.
SOCIOPATOLOGIA
“Sociu” é um termo que se origina no latim e tem como significado “sociedade, comunidade, grupo. Quando se fala em sociopatologia, não significa só a patologia social, como também a doença do indivíduo vítima da sociedade adoentada. É provável a existência de indivíduos doentes que atacam sem motivos, mas, na maioria das vezes, é notável que a estrutura econômico-social é uma das maiores causas dos transtornos psicológicos.
Falando da doença psicológica propriamente dita, os sociopatas tendem a ficar nervosos e facilmente agitados. Eles são suscetíveis a serem ignorados e viverem à margem da sociedade. A maioria dos sociopatas são capazes de formarem vínculos com um indivíduo ou grupo particular.
PSICOPATOLOGIA
“Psic(o)” vem do grego “psyché” que significa alento, sopro de vida, alma. O primeiro registro do uso do termo “psicopatologia” foi na Alemanha em 1878, com Emming Naus, mas, naquela época, psicopatologia significava psiquiatria clínica. Só no início do século XX, com o filósofo Theodule Ribot, a psicopatologia nasce como método e disciplina.
As pessoas que apresentam psicopatia, diferentemente dos sociopatas, são muito manipuladores e podem facilmente ganhar a confiança das pessoas. Eles aprendem a imitar emoções, apesar de sua incapacidade de realmente senti-las, e vão parecer normais para pessoas inocentes.
...