A VIOLÊNCIA FAMILIAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA DESESTRUTURAÇÃO DA FAMÍLIA
Por: ricardoranches • 22/5/2022 • Monografia • 23.216 Palavras (93 Páginas) • 167 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS APLICADAS – ISCA
CURSO DE DIREITO
RICARDO RANCHES DE SOUZA
VIOLÊNCIA FAMILIAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA DESESTRUTURAÇÃO DA FAMÍLIA
LIMEIRA – SP
2021
RICARDO RANCHES DE SOUZA
VIOLÊNCIA FAMILIAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA DESESTRUTURAÇÃO DA FAMÍLIA
Trabalho de conclusão de curso apresentado como uns dos requisitos para obtenção de título de Bacharel em Direito pela escola INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS APLICADAS – ISCA FACULDADES.
Prof. Orientador – LAMARTINE ANTONIO BATISTELA FILHO.
LIMEIRA – SP
2021
INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS APLICADAS – ISCA
CURSO DE DIREITO
Membros da Comissão Julgadora da Monografia da Graduação de Ricardo Ranches de Souza, apresentada a monografia VIOLÊNCIA FAMILIAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA DESESTRUTURAÇÃO DA FAMÍLIA no Instituto Superior Ciências Aplicadas – ISCA - Curso de Direito, / / .
Comissão Julgadora
_________________________________________________
Nome:
Isca Faculdades – Curso de Direito
__________________________________________________
Nome:
Isca Faculdades – Curso de Direito
__________________________________________________
Nome:
Isca Faculdades – Curso de Direito
__________________________________________________
Prof. Orientador – LAMARTINE ANTONIO BATISTELA FILHO
Isca Faculdades – Curso de Direito
LIMEIRA – SP
2021
A Deus por sempre me dar força para enfrentar e ultrapassar as barreiras, por sempre me mostrar que todo esforço será gratificante no futuro.
Ao professor Lamartine Antonio Batistela Filho, atuante, paciente, sempre atento e incansavelmente dedicado pela minha formação profissional.
AGRADECIMENTOS
Agradeço pela infinita sabedoria do grande arquiteto do universo, por ter me mantido na trilha correta durante este projeto de pesquisa com saúde e forças para chegar até o final.
Agradeço a está universidade, todo o seu corpo docente, direção, secretaria e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbro um horizonte esplêndido.
A todos os meus professores do curso de Direito do Instituto Superior Ciências Aplicadas – Isca, pela excelência da qualidade técnica de cada um.
Deixo um agradecimento especial ao meu orientador professor Lamartine Antonio Batistela Filho, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções, incentivos e de uma extrema dedicação ao seu orientado.
Por fim, agradeço à minha família, em especial a minha filha Kaiane e a esposa Margarida, o amor incondicional de ambas me fez trilhar com sabedoria e determinação esta jornada, ambas demonstraram compreensão e paciência durante o período do projeto, que nos momentos de minha ausência dedicados ao estudo superior, sempre fizeram entender que o futuro é feito a partir da constante dedicação no presente!
RESUMO
O objetivo desta monografia é mostrar o que a violência no campo familiar pode causar a sua desestruturação. Esta violência envolve não só a violência física, mas também outros tipos de abuso de uma pessoa da família para outra. A palavra família é muito importante na sociedade, pois o nome naturalmente traz sentimentos de calor e paz. Existem muitos tipos de família, mas não importa qual seja, todos merecem o amor e o carinho de ambas as partes. Conclui-se com a pesquisa que vivenciar relações violentas no âmbito familiar pode causar danos à saúde mental, que se manifesta principalmente em um estado persistente de tristeza, ansiedade e medo.
Palavras-chave: Famílias. Violência doméstica. Desestruturação. Lei Maria da Penha.
ABSTRACT
The purpose of this monograph is to show what violence in the family field can cause your destruction. This violence involves not only physical violence, but also other types of abuse from one family member to another. The word family is very important in society, as the name naturally brings feelings of heat and peace. There are many types of families, but no matter what they are, they all deserve the love and affection of both parts. The research concludes that the experience violent relationships in the family environment can cause damage mental health, which is mainly manifested in a persistent state of sadness, anxiety and fear.
Keywords: Families. Domestic violence. Disruption. Maria da Penha Law.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
CAPÍTULO I 10
I. VIOLÊNCIA FAMILIAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA DESESTRUTURAÇÃO DA FAMÍLIA 10
I.I – Evolução histórica 10
I.II Titularidade poder familiar 12
I.II.I Extinção e perda ou destituição do poder familiar 17
I.II.II Suspensão do poder familiar 19
I.III – Conceito de família 21
I.IV - Desestruturação familiar 28
I.V - Violência como um todo 30
I.VI - Violência na sociedade patriarcal 34
CAPÍTULO II 35
II. CONSTITUIÇÃO FAMILIAR 35
II.I - Nova constituição familiar e aspectos históricos 35
II.III - Casamento e divórcio 39
II.IV - Princípios constitucionais da família 43
II.IV.I – Afetividade e respeito à dignidade da pessoa humana 43
II.IV.II – Liberdade de constituir uma comunhão de vida familiar 44
II.IV.III - Igualdade jurídica dos cônjuges e respeito à diferença 46
II.IV.V – Comunhão plena de vida 47
...