A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
Por: sfs1507 • 17/10/2019 • Trabalho acadêmico • 6.746 Palavras (27 Páginas) • 139 Visualizações
universidade anhanguera campo limpo
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
São Paulo
2018
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7][pic 8]
Dedico este trabalho...
Primeiramente Á Deus que me capacitou a cursar um sonho quase impossível, a minha família que me incentivou a iniciar a trajetória e não desistir a cada obstáculo que surgia no decorrer destes cinco anos, aos meus amigos que colaboraram com uma torcida incrível me animando toda vez que eu pensava em desistir, aos mestres do direito que com muita dedicação nos ajudaram a concluir uma etapa tão importante que mudará o resto de nossas vidas
SANTOS, Silvana Ferreira dos. Lei Maria da Penha e a Violência contra Mulher
Os Danos Gerados Psicologicamente e a Resistência da Denúncia .2018. 30 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Direito – Universidade Anhanguera Campo Limpo, São Paulo, 2018.
RESUMO
A violência doméstica contra a mulher é um tema que tem sido considerado expressivo pela sociedade nos tempos atuais, em 2006 foi criada a Lei Maria da Penha que visa a proteção da mulher que na maioria das vezes sofre este tipo de agressão em seu próprio lar que se torna um lugar de medo gerando dano físico e psicológico; este estudo visa estudar a forma de proteção da lei e o dano gerado psicologicamente a ponto de muitas vezes a mulher se recusar a denunciar apegada a valores antigos.
Palavras-chave: Violência 1; Mulher 2; Dano 3; Proteção 4; Lei Maria da Penha 5.
SANTOS, Silvana Ferreira dos. Maria da Penha Law and Violence against WomenThe Psychologically Generated Damage and the Denial Resistance .2018. 30 pages. Work of conclusion of Right Course - University Anhanguera Campo Limpo, São Paulo, 2018.
ABSTRACT
Domestic violence against women is a topic that has been considered expressive by society in the current times, in 2006 the Maria da Penha Law was created to protect women who most often suffer this type of aggression in their own home. becomes a place of fear generating physical and psychological damage; this study aims to study the form of protection of the law and the damage generated psychologically to the point that many times the woman refuses to denounce attached to old values.
Key-words: Violence 1; Woman 2; Damage 3; Protection 4; Lei Maria da Penha 5.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
OMS Organização Mundial de Saúde
IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
OEA Organização dos Estados Americanos
ONU Organização das Nações Unidas
CP Código Penal -CP
Sumário
1
1.INTRODUÇÃO 2
2. A LEI MARIA DA PENHA 4
Por que somos incapazes de reagir a certas situações? 11
3. a eficácia da lei 12
4. a dificuldade do recomeço 16
5. CONSIDERAÇOES FINAIS 19
Referências 20
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho visa entender a violência gerada contra mulher psicologicamente danos gerados e a fragilidade da norma em relação a proteção à vítima, o desconhecimento de uma violência que se inicia psicologicamente e que tem na maioria dos casos por finalidade a morte.
Entender como a fragilidade da lei contribui para a não denúncia e o motivo da vítima resistir a denúncia a forma pela qual é feita a tratativa após a denúncia e o trauma gerado após a violência.
· Entender o que a Lei Maria da Penha define como violência psicológica.
· Estudar os danos gerados a mulher após este tipo de violência
· Compreender o que leva um grande número de mulheres a não denunciar.
O conhecimento referente ao fato citado é grande aliado na ajuda de muitas mulheres que desconhecem os tipos de violência que podem ser punidas pela lei.
O assunto traz um entendimento referente às providências que podem ser tomadas antes de uma violência física grave pois a maioria das mulheres desconhecem os efeitos desse tipo de agressão.
Com este trabalho estudaremos os tipos de violências e as medidas protetivas da Lei Maria da Penha. Os efeitos decorrentes da agressão a visão da sociedade em relação a Lei, o os efeitos sobre a vítima como se iniciam e o que a lei proporciona em relação a sua segurança após a denúncia.
A violência psicológica é um tipo de agressão que ocorre através da forma verbal, possui impactos a saúde física e mental da agredida que se sente fragilizada e sem forças para se defender, por vezes ao não entender como agressão entra em estado de depressão e busca tratamentos sem localizar a causa do problema.
A maior ocorrência deste tipo de agressão ocorre com mais frequência no convívio conjugal onde os parceiros conhecem a fragilidade um do outro e com a agressão atinge pontos dolorosos que irão influenciar na vida da agredida com um efeito destruidor.
A busca por um entendimento maior sobre as formas de proteção da lei em referência a este tipo de violência e a efetividade da norma são os fatores principais que deram origem a este trabalho.
Entender como uma relação de confiança pode se tornar uma prisão interna e a culpa dessa mesma relação tornar uma pessoa prisioneira de seus sentimentos de forma a tirar a própria vida se sentindo culpada por um erro que não cometeu.
Compreender como funciona a lei em relação ao agressor e o motivo pelo qual a sociedade moderna conseguiu essa grande virada de proteção onde a mulher deixou de ser tratada como um ser submisso e passa a ter sua voz ouvida após tantos anos de silêncio e submissão. Conhecer os outros tipos de pessoas que são protegidas pela lei.
2. A LEI MARIA DA PENHA
Lei Maria da Penha é o nome dado a uma legislação brasileira que garante a proteção das mulheres contra qualquer tipo de violência doméstica, seja física, psicológica, patrimonial ou moral.
...