A Violência Obstétrica
Por: babiuninter • 15/7/2022 • Resenha • 412 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
Direitos Humanos
Previsto na agenda 2030 da ONU ODS, que junto com o 5° artigo da constituição, prevê o cuidado e bem-estar das pessoas, nos objetivos 4 e 5 que traz a garantia de educação inclusiva e de boa qualidade e oportunidades de aprendizagem há todos e garantindo igualdade de gênero e importância do empoderamento de mulheres e meninas. Segundo Silva (2006p.5). Os Direitos Fundamentais, ou Liberdades Públicas ou Direitos Humanos é definido como conjunto de direitos e garantias do ser humano institucionalização, cuja finalidade principal é o respeito a sua dignidade, com proteção ao poder estatal e a garantia das condições mínimas de vida e desenvolvimento do ser humano, ou seja, visa garantir ao ser humano, o respeito à vida, à liberdade, à igualdade e a dignidade, para o pleno desenvolvimento de sua personalidade.
Visando aplicar as questões propostas, para educação básica, que abrange do 1° ano do ciclo I do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, levando ao conhecimento dentro do âmbito acadêmico questões de cidadania de maneira interdisciplinar, abordando questões de gênero e aceitação do próximo como ele se vê, respeitando o cognitivo de cada faixa etária, dentro de sua concepção de ser, usando de brincadeiras e jogos para apresentar de maneira natural o direito alheio como benefício de convivência social nos primeiros anos do ciclo I e II. No ensino médio em determinadas matérias como sociologia, filosofia, artes e biologia existe uma abertura mais ampla para trabalhar a questão de diretos fundamentais, utilizando se de debates abertos ao qual os remeteremos a uma vida em sociedade ativa, preparando os, para o mercado de trabalho, entre outras convivências sociais como comportamento em shoppings, praças e outros ambientes de encontros sociais, onde podem observar diversas maneiras de convivência e as diversas práticas de cidadania.
Para apresentar esses diretos fundamentais de acordo com a constituição de 1988 e a agenda 2030 pelo ODS objetivo 4, para o corpo discente, com foco no combate ao bullying.
Esses direitos estão presentes em todos os âmbitos da sociedade e na escola não é diferente, é de total importância o ensino dos direitos fundamentais na escola porque ajuda a evitar uma série de problemas que diariamente acontece no âmbito escolar e que de certa forma acaba prejudicando os alunos que sofrem com esses problemas, como o bullying, alunos que sofrem bullying podem ter dificuldades nas atividades escolares, ficar doentes ou indispostos e ter problemas com o sono (SHARP; THOMPSON, 1992, p. 184)
Referências bibliográficas:
https://jus.com.br/artigos/77338/a-importancia-ensino-das-nocoes-constitucionais-no-meio-escolar
https://www.politize.com.br/artigo-5/igualdade-de-genero/
https://www.redebrasilatual.com.br/mundo/2015/09/paises-adotam-na-onu-a-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel-641/
https://brasil.un.org/pt-br/about/about-the-un
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
https://ibdn.org.br/os-ods-da-onu-e-o-ibdn/
...