A Violência contra Idosos
Por: oadnarb • 18/6/2018 • Trabalho acadêmico • 279 Palavras (2 Páginas) • 399 Visualizações
Violência contra Idosos
Palavras-Chave: Idosos - Violência - Estatuto do Idoso.
Com o passar dos anos, foi registrado no Brasil uma considerada redução na taxa de mortalidade dos idosos, estimando-se que a população idosa no Brasil seja de quase 26 milhões de indivíduos acima de 60 anos, hoje a expectativa de vida dos idosos subiu para 75,8. O envelhecimento está presente em todas as sociedades e todos precisamos de garantias
O cenário de violência contra o idoso tem como característica abusos e maus tratos, tanto físico quanto psíquicos, abusos financeiros e até mesmo abandono. Geralmente estes crimes são cometidos por familiares, pessoas que dependem financeiramente do idoso e até mesmo por falta de paciência para dar todo apoio e todo suporte.
Os movimentos sociais em favor de idosos começaram a surgir no ano de 1994 com a Política Nacional do Idoso. Com isso, no ano de 2003 surgiu o Estatuto do Idoso, conhecido como a Lei n° 10.741/03, tem como objetivo garantir a dignidade do idoso e cumprimento das obrigações por parte da família, do Estado e da sociedade.
A violência contra a pessoa idosa é um tema que necessita de muita atenção, informação e a busca pelo fim desse problema, sendo que essa atitude fere os direitos humanos
Após a análise das denúncias contra os idosos foi constatado que no ano de 2017 teve um aumento de 20,54% sobre o ano de 2016. A maioria das violências era praticada dentro de seus próprios lares. Segundo o Disque 100, as denuncias se dividem da seguinte forma: 77% das denuncias são por negligencia, 51% são por violência psicológica, 38% por abuso financeiro e econômico ou violência patrimonial e 26% por violência física e maus tratos.
...