A Violência do Trânsito e suas Consequências
Por: rafapedrazza • 3/12/2021 • Artigo • 468 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
A Violência do Trânsito e suas Consequências
Certamente já ouvimos falar dos aumentos dos acidentes de transito nestes últimos anos, bem como a falta de conscientização dos motoristas, principalmente aqueles que conseguiram sua primeiro habilitação e ainda não possuem o preparo necessário para enfrentar o transito violento apresentado nos nossos dias.
Tem-se observado nestes últimos anos campanhas de conscientização sobre os perigos no trânsito , porém sabe-se que desde a atualização do Código de Transito Brasileiro, em 1998, através da lei 9503 , que infelizmente o motorista hoje, envolvido em acidente de transito, por exemplo por ingestão de bebida alcoólica, consegue se beneficiar de uma legislação mais branda , essas brechas na lei estão relacionadas aos abusos no transito , falta de fiscalização eficiente impunidade dos infratores, estresse e irresponsabilidade dos motoristas. A negligência, imprudência e imperícia, tornou-se corriqueira no transito, a vida não é mais prioridade deixando nossos motoristas em uma situação de vulnerabilidade. Não se pode dizer que os motoristas atuais não conheçam a legislação de transito o desrespeito está relacionado aos fatores sociais, políticos e culturais existente na sociedade atual intensificado em todas as mídias de comunicação a qual mistificam o veículo como símbolo de status e poder. Outro fator preponderante que aconteceu nos últimos anos foi a aumento de veículos em circulação, principalmente as motocicletas, criando um ambiente totalmente desfavorável que contribuiu para o aumento de acidentes com mortes fatais bem como milhares de vítimas em tratamento nos hospitais gerando um ônus trágico para a sociedade. O transito se transformou em um ambiente de conflitos como é descrito na psicologia de transito “O transito virou uma guerra urbana onde as pessoas usam seus veículos como armaduras de aço dispostas a disputar a qualquer custo, um lugar no transito caótico das grandes cidades “.
Podemos concluir que a base para resolvermos os problemas relacionados ao transito está na educação de transito , a Lei 9.503,do o Código de Transito Brasileiro determinou (Art. 76) que a Educação para o Transito é obrigatória nas escolas, em todos os níveis, desde a pré-escola até a universidade, ou seja a lei existe só que não é cumprida , por isso a importância do ensino nas auto escola , sendo que estas deveram acompanhar o aluno no seu aprendizado pelo menos até o vencimento provisório de 1 ano , outro fator a ser observado seria a municipalização do transito em todos os municípios para que aja uma maior fiscalização no trânsitos coibindo qualquer desacordo com a lei, Só assim, vamos conseguir baixar estes terríveis índices de acidentes e consequentemente tornar o transito um lugar mais seguro, humano e melhor.
...