A importância do profissional de direito e do cidadão na construção de uma consciência política social
Por: Bruno Padilha • 2/10/2016 • Trabalho acadêmico • 669 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
A importância do profissional de direito e do cidadão na construção de uma consciência política social
O que deveria vir desde o ensino fundamental, hoje é o empecilho do crescimento e desenvolvimento de um país, as consequências da abstenção política. Nossa constituição é clara já no seu Art. 1, § 1º, "Todo poder emana do povo..", mas todos conhecem ou sabem a função da constituição?A res publica é um termo latim que significa "coisa publica", como já dizia Marco Túlio Cícero, neste conceito representa então algo que é de toda comunidade e contrapõe a ideia de vida privada, do qual não importa o segmento do governo desde que fosse um governo justo, e que a devida importância fosse dada ao interesse e ao bem comum. Aristóteles, define o individuo humano como um animal político, do qual faz escolhas, analisa situações e participa da construção e planejamento de tudo que é produzido.Os corruptos não querem que você conheça a constituição, as leis, seus direitos e que deixem de votar ou vote em branco ou nulo, tudo isso advêm de manobras políticas, ora se o poder emana do povo, e o povo não ter consciência disso, qualquer um sendo qualificado para a representação publica ou não poderá ser eleito e também ajudando os partidos a terem cada vez mais dinheiro em suas mãos devido ao pagamento de multas referentes ao não comparecimento as urnas, que será destinado ao Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, denominado Fundo Partidário, pois bem o dinheiro público indo diretamente a políticos, que é um numero exorbitante de multas a cada eleição.
Porém não é simplesmente votar, esta é apenas um item da participação política, qualquer cidadão tem acesso a informação pública, e deve buscar o conhecimento político do seu país, em lugares em que a população é mais informada dos seus direitos, há uma dificuldade da corrupção ter êxito e assim a conduta é desestimulada. Podemos e devemos fiscalizar tudo que é público, pois faz parte do povo e é o reflexo da contribuição de cada um, porém com uma boa administração e um povo consciente para tal, é que se verá bons frutos.
Onde não há vigilância política das pessoas, dos seus cidadãos, conhecimento e busca por ele, dominará o poder aqueles que se valem da falta de vigilância para extrair benefícios pessoais e a assim a corrupção terá mais êxito.
Mas o caminho está na educação, na formação de cada cidadão, onde deveria ser ensinado desde o fundamental, a suma importância de fazer valer a sua cidadania, o meio em que vivemos a democracia, ter conhecimento dos seus direitos e lutar por eles. A importância do profissional de direito na construção de uma consciência política social é evidente, pois assim podemos orientar quem não conhece, e assim passar cada informação que não é aprendida fundamentalmente no ensino, para tornar cidadãos conscientes das leis de sua nação, e que por meio delas, com ações e conhecimento do povo podemos sim construir um país melhor.
Como dizer que não se interessa por política? Já dizia Platão, "O destino dos bons que não fazem parte da política é o de serem governados pelos maus", não é possível escolher não fazer política, fazemos parte disto, e somos o dono de tudo, como deixar que qualquer um tome controle disso? Não podemos ser omissos, precisamos participar, conhecer e o princípio de tudo isso é a educação, da qual é a que forma cada individuo para o exercício da cidadania. Que pessoa sai da escola como protagonista na sociedade? Este é o caminho, o cumprimento da legislação que já existe, o profissional de Direito orientar o próximo sobre seus direitos, o cidadão tomar conhecimento e a educação investir nessa questão, a do ensino desde o fundamental da constituição, e instrução adequada para que cada individuo venha a se tornar um protagonista na sociedade e não apenas de um instrumento que é utilizado para um fim que ele mesmo nunca escolheu, assim provocando mudanças que mudará toda a vida de uma nação.
...