A questão da raça nas leis sobre educação
Seminário: A questão da raça nas leis sobre educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: redebundas • 9/9/2014 • Seminário • 877 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
Faculdade Anhanguera de São José dos Campos
ATPS de Educação e Diversidade
Caroline Soares Mamedes - 8483188903
Elizabete Aparecida Nunes de Almeida- 8227975083
Rosemeire Aparecida Bruno dos Santos - 8207969494
Rodolfo Emanuel Ávila Guimarães- 8404994111
Rafael Henrique dos Santos- 8619258790
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas;
Desenvolvida para Disciplina de Educação
e Diversidade. Sob a Supervisão do
Prof. Lauro Take Tomo Veloso
São José dos Campos
2014
“Quantos passos já foram dados? A questão de raça nas leis educacionais. Da Lei de Diretrizes e Bases de 1961 a Lei 10.639”.
Lucimara Rosa Dias
Tinha 14 anos, e estava no meio do pátio da escola, em um dos intervalos.
Entre aulas. (...) E qual não foi minha surpresa quando ouvi, ali, no pátio da escola, aquela menina doce e educada declarar seu amor por mim. Surpreso com a declaração, e com vergonha de ser visto em público naquela situação, recusei seu pedido de namoro. Ao ouvir a recusa, ela fixou seus grandes e belos olhos em mim, e abaixou a cabeça. Ficamos em silêncio por alguns instantes, imóveis em nossas confusões. Quando ela novamente me encarou, soltou a corajosa e necessária pergunta: “Você não quer namorar comigo porque sou preta, não é?
Os conflitos raciais são problemas que sempre estiveram presente no meio da nossa sociedade nas escolas, então, existem diversos casos que por muitas vezes são tratados como casos bem isolados, e que acabam sempre ficando na mesma, pois quase nunca se vê uma importância ao tentar resolve-los.
O racismo é de uma certa forma estruturante na relação das pessoas, tanto no convívio social, convívio de trabalho ou escolar e muitas pessoas sofrem com isso, porque o preconceito racial querendo ou não, existe em todo lugar.
Existem algumas pesquisas que tentam explicar o efeito que o racismo causa na educação das pessoas. Uma criança, por exemplo, á partir de uma idade que já começa entender bem as coisas, como nos 6, 7 anos, se começam a sofrer preconceito, passam a ter medo de escola, e isso por muitas vezes é prejudicial a seu aprendizado.
Por meio de alguns estudos, pesquisadores já conseguiram de certa forma identificar como uma criança negra se vê o que ela pensa sobre si, como é o convívio entre as professoras negras e seus alunos, e como os alunos tratam as professoras no caso de serem negras.
“De acordo com o texto, a escola publica ao contrario, existe exatamente para todos, sendo um centro de aprendizagem, de respeito pelas crenças alheias”. (BARROS, Roque Spencer Maciel de, da escola Pública e da Particular. In: Diretrizes e Bases da Educação, São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1960. p. 119-123).
Relata dentro de uma sala de aula, que não existe diversidade entre raças, crenças, níveis sociais.
Segundo
...