A riqueza das nações
Por: Junior Petrucci • 23/9/2019 • Resenha • 755 Palavras (4 Páginas) • 121 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA – CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO
PROJETO DE MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO
PROF. PAULO FAITANIN
DAYSE MARA DA PAZ FIGUEIRA
16 DE FEVEREIRO DE 2018
1) Titulo:
A Morte do corpo e a imortalidade da Alma
2) Resumo:
O presente trabalho tem como finalidade entender a morte do corpo e a imortalidade da alma, a partir da Suma Teologica de São Tomas de Aquino.
A vida é marcada por etapas: Nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer. Dentre estas etapas a ultima é o único evento certo de toda uma existência, e que pode ocorre em qualquer uma delas, pois quem nasce um dia morre. E os mortos tem um dia para serem homenageados em varias partes do mundo. Mas é evidente que ninguém quer ser homenageado e sim render homenagens àqueles que já se foram. A morte espanta, assusta. É temida por ser inviável descrevê e analisa-la pela experiência. A morte é o fim da existência do corpo é por ela que alma tem acesso ao plano superior onde vivera sua imortalidade, distante das dores, dos sofrimentos e das misérias do mundo segundo algumas crenças.
Será que essas crenças tem fundamentos? E através desses fundamentos, que o o que é Alma? Pode uma alma imortal habitar um corpo mortal?
A crença de que com a morte a alma ascender ao plano mas por outro lado, apenas a partir dela que se pode se há o e No livro de I Corinthios 15, versículo 26 diz que a morte veio por um homem chamado Adão mas que por outro homem veio a ressurreição.
Para alguns a morte não é o fim, é o começo de uma nova fase que ocorre no plano superior. Quais são os argumentos que explicam esse evento?
Se a morte faz parte de um processo, que não é o fim quais os motivos que levam alguns religiosos pedirem a Deus para que cure os males do corpo ao invés de aceitar a vontade divina? Seria a falta de conhecimento? a uma argumentação que o leve ao entendimento os motivos pelas quais o corpo físico se decompõe o corpo morre e Porque a alma sobrevive e que seja suficiente para aplacar a dor da alma nesse momento tão delicado? Quais são os argumentos filosóficos racionais que podem justificar como funciona esse mecanismo de interação entre corpo e alma? É em busca de respostas a essas perguntas que esse trabalho vai buscar em São tomas de Aquino, uma resposta para essa questão, a partir da teologia que tem como base a filosofia.
O objetivo da futura monografia é entender através de pressupostos filosóficos e teológicos, o mecanismo da morte do corpo, fase em que pela decomposição o ser deixa de existir fisicamente.
e a imortalidade da alma, segundo a tese de S. Tomas de Aquino, para que se possa entender como um corpo, que é matéria pode ter em si uma parte, conhecida como alma pode permanecer viva após a decomposição do corpo físico.
Se há uma vida após a morte, significa que a morte não é o fim mas o inicio de uma nova vida.
...