APS CIENCIA POLITICA
Por: Alexandre Fernandes • 27/4/2016 • Trabalho acadêmico • 594 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA (COM TEORIA DO ESTADO)
PROFª HELEN CORRÊA SOLIS NEVES
ESTUDO DIRIGIDO
01) Explique o que são partidos políticos.
Partido politico é uma associação de pessoas unidas em prol de ideias, valores e principios com a finalidade de conquista do poder.
02) Explique os partidos políticos a partir da organização externa, da organização interna e do âmbito de atuação.
Os partidos politicos podem ser classificados de acordo com sua organização externa em unipartidarios, que é um sistema partidário próprio dos regimes autoritários em que um único partido político é legal, confundindo-se com o próprio Estado, sendo que legalmente não podem existir outros partidos; os bipartidarios em que o poder é disputado apenas entre os 2 mesmos partidos; e os pluripartidarios que é um sistema político no qual três ou mais partidos políticospodem assumir o controle de um governo, de maneira independente, ou numa coalizão.
03) Explique a importância dos partidos políticos.
A importancia dos partidos politicos se da no que diz respeito ao ambito democratico, uma vez que o decurso desse pode-se concitar exigencias nas representatividades politicas.
04) Explique a natureza jurídica dos partidos políticos e o porquê da polêmica envolvendo tal assunto.
A natureza juridica dos partidos politicos, estabelecida na CF é de que os partidos politicos são pessoas juridicas de direito privado, pois aproxima a relação com o povo, facilitando assim, o atendimento aos interesses destes. Há controversias quanto a isso, pois ha quem diga que os partidos politicos são pessoas juridicas de direito publico. Simples de se chegar a uma solução, pois sendo ele de direito publico ele sofre influencia estatal e corre o risco de que seja individualizado, perdendo assim, suas caracteristicas.
05) Explique o que são grupos de pressão.
Grupos de pressão é um grupo organizado de pessoas que objetivam influir nas realidades econômicas e sociais, através de mecanismos não propriamente econômicos, tais como greves, boicotes, manifestações, apelos à opinião pública, intervenções políticas, entre outros, e cujos resultados dependem da solidariedade e coesão de seus integrantes.
06) Diferencie grupos de pressão e partidos políticos. Explique.
Os partidos políticos e os grupos de pressão são as principais organizações que atuam no processo político. Os primeiros almejam o poder ou apenas participar do seu exercício; os outros, apenas exercer influência sobre aqueles que detêm o poder, o que pode ser feito de várias formas.
...