ATPS: Direito Empresarial.
Seminário: ATPS: Direito Empresarial.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: olimacl • 8/4/2014 • Seminário • 1.522 Palavras (7 Páginas) • 282 Visualizações
Sumário
Introdução........................................................................................................................1
Direito Empresarial ................................................................................................2
Passo 1...................................................................................................................3
Profissionalmente ..................................................................................................4
Atividade econômica................................................................................................5
Atividade organizada...............................................................................................6
Passo 2...................................................................................................................7
Teoria da empresa e a atividade empresarial...............................................................8
Quem pode ser empresário.......................................................................................9
Os pré-requisitos para se tornar empresário...............................................................10
Qual o conceito de empresário?.......................................................................................11
Quem a legislação não considera empresario?................................................................12
Cite 5 características do empresario................................................................................13
Quais são os pressupostos fundamentais ao exercícios de atividade empresarial...........14
O que é uma empresa?.....................................................................................................15
Introdução
A realização desta ATPS na disciplina de Direito Empresarial da Anhanguera Educacional é aproximarmos da realidade do que vem a ser um Negócio, dessa forma facilitará o entendimento sobre a criação de um empreendimento, a melhor maneira de administrá-lo e todo o seu contesto.
Este trabalho tem por objetivo analisar brevemente o conceito de Direito Empresarial, observando as particularidades de empresa e empresário, buscando ressaltar a participação na sociedade.
Atualmente a empresa exerce indiscutivelmente, importante função econômica a sociedade, pois é considerada a principal atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
Etapa 1 – passo1
Direito Empresarial.
Foi na Itália, em 1942, que surgiu um novo sistema de regulação das atividades econômicas entre os particulares. Nesse novo sistema, houve a alargamento da frente do Direito Comercial, passando a incluir as atividades de prestação de serviço e as ligadas á terra, que passaram a se subter as normas aplicáveis as atividades de comércio, bancárias, securitárias e industriais.
O novo sistema passou a ter a denominação de teoria da empresa, o Direito Comercial deixou de abranger só os atos de comércio e passou a disciplinar a produção e a circulação de bens ou serviços de forma empresarial.
Com a edição da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil) que revogou a primeira parte do código comercial – houve o reconhecimento da Teoria da Empresa em nossa legislação pátria.
Nos termos do artigo 966 do Código Civil, é considerado empresário, quem exerce profissionalmente atividades econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Para melhor elucidar este conceito é necessário compreender cada item de sua redação
• Profissionalismo: o exercício da atividade profissional envolve três ordens.
• Habitualidade: ou seja, não se considera profissional quem faz tarefas esporádicas, não é considerado empresário quem organiza os fatores de produção mesmo que para venda de maneira episódica.
• Pessoalidade: o empresário no exercício de sua atividade empresarial deve contratar empregados, pois seriam eles que estariam produzindo ou fazendo circular os bens ou serviços.
• Monopólio de informações: é o empresário quem detém as informações sobre determinado produto ou serviço de sua empresa para oferecê-los ao mercado.
• Atividade: como o empresário é quem exerce uma atividade profissional, a empresa é a atividade, não podemos, portanto, confundi-la, conceitualmente, com o sujeito de direito.
• Atividade econômica: a atividade empresarial é econômica, uma vez que quem a explora almeja o lucro ou riqueza.
• Atividade organizada: A empresa é uma atividade organizada uma vez que o empresário conjuga os quatros fatores de produção – capital, mão de obra, insumos e tecnologia - para a produção de bens ou serviços.
Etapa 1 – passo2
A Teoria da Empresa
A teoria da empresa, de autoria italiana, não leva em consideração para a aplicação do regime comercial o gênero da atividade econômica, importando-se sim com o desenvolvimento dessa atividade, mediante a organização de capital, trabalho, tecnologia e matéria prima com resultado na criação e na circulação de riquezas. É a atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços que constitui a base da bem-vinda e moderna Teoria da Empresa, cuja inserção no Novo Estatuto Civil, além de revogar a teoria dos atos de comércio, faz por harmonizar o tratamento legal da disciplina privada da atividade econômica no Brasil.
Teoria da atividade empresarial
No início do século XX, com a pretensão de reforma do Código Comercial Italiano passou-se a questionar se o Direito Comercial moderno poderia ser considerado do ponto de vista do conteúdo
...