Ambiental
Por: rinaldfb • 1/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 932 Palavras (4 Páginas) • 177 Visualizações
Administração de materiais e Logística:
As Políticas de Manutenção de Ativos Imobilizados:
Os Desafios da Globalização para a Logística:
Atualmente estamos vivendo em um mundo globalizado, onde mais do que nunca, devemos conquistar e principalmente manter os atuais clientes, os produtos são em maioria facilmente copiáveis e os serviços também são muito parecidos. Qualidade e competividade deixaram de ser um diferencial e sim um fator de sobrevivência.
Colocar o produto certo na hora certo e ainda pelo menor preço é a meta a ser alcançada, as empresas estão finalmente descobrindo a logística.
A logística é a atividade da administração responsável pelo planejamento, organização e o controle de todo o fluxo de mercadorias e informação desde a fonte fornecedora até o consumidor, se preocupa com a qualidade, custos e prazos, ou seja, o resultado de um bom trabalho logístico reduzindo custos aumentando eficiência certamente resultará no lucro.
Não se pode acreditar que os produtos atuais por mais excelentes que sejam vão vender sempre, o grande desafio das empresas que pretendem ser lideres oferecendo serviços para os clientes é conhecer as exigências de vários segmentos. A disponibilidade do produto de acordo com a conveniência está superando a fidelidade a marca ou a um determinado fornecedor.
As mudanças no ambiente competitivo estão provocando o aumento da demanda por serviços logísticos, a forte pressão por redução de estoques está fazendo com os clientes comprem com maior frequência, exigindo prazos na entrega a demora ou a indefinição na data de entrega faz com que se perca a venda ou até mesmo a perca de clientes.
Com o surgimento da internet e do comércio eletrônico tem contribuído com que o consumidor seja mais exigente em relação ao prazo e qualidade tanto no sentido do produto como nos serviços oferecidos, essas mudanças estão transformando a visão empresarial sobre a logística, que passou a ser vista não mas como atividade operacional e sim uma atividade estratégica ou seja uma ferramenta gerencial.
A logística se tornou nos últimos tempos a chave da concorrência entre as empresas que atuam no mercado globalizado, fazendo com que a percepção do cliente seja satisfação com o produto, nível de qualidade, preços e serviços justos e com valor agregado.
O Gerenciamento da Supply Chain Management:
O conceito da Supply Chaim Management ou também como é conhecido Gerenciamento da cadeia de suprimentos, começou a se desenvolver no início dos anos 90, e ainda hoje existem muitas empresas que ainda não conseguirão implantar esse conceito devido as dificuldades e desafios que ocorrem com sua implementação.
Segundo Fleury (2002), o SCM pode ser definido como o esforço de coordenação nos canais de distribuição, através da integração de processos de negócios que interligam seus diversos participantes, para Helms (2000) o SCM é o gerenciamento de uma cadeia que vai além das fronteiras da empresa, incluindo fornecedores e clientes.
O princípio básico do Supply Chaim Management é medir o desempenho e toda a cadeia para garantir o sucesso coletivo no que se refere ao atendimento eficaz até ao usuário final. Por meio do SCM, como ferramenta do gerenciamento da cadeia a de suprimentos, pode se entender o que está acontecendo em cada etapa do processo produtivo, bem como possibilitar uma tomada de decisão no momento necessário.
E para Giunipera e Brand (1996), o SMC é uma ferramenta gerencial estratégica que visa elevar a competividade e o lucro das empresas por meio do aumento da satisfação dos clientes.
Reduzir os estoques e oferecer maior qualidade no serviço logístico não é suficiente, a exigências passa por se reduzir custos e prazos no ciclo do pedido, para que isso ocorra é necessário que as empresas utilizem a tecnologia da informação, outra solução também é utilizar serviços terceirizados criando dessa forma parcerias com fornecedores e cliente.
...