Analise acusações feita a socrates
Por: Cillessen A.D. • 7/2/2022 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Acusações feitas a Socrates
Corromper a juventude e adorar falsos deuses
Mestre de outros discípulos, traidores de atenas (socrates)
Apologia
- sem persuasão
- teatralidade do processo jurídico (defesa oral) sofistas – oratória de persuasão
- como poderia ensinar algo se não sabia de nada (reconhecimento da ignorancia)
- ideia geral sobre a corrupção – jovens discípulos copiavam socrates (perguntavam)
- jovens q não reconheciam a sua própria ignorância – acusam socrates
- faz mileto se contradizer
- vida baseada em uma busca por aperfeiçoamento
- defesa da justiça, de acordo com fatos e princípios
A HISTÓRIA DA LIBERDADE/ LINHAS DE TENDÊNCIA (CAP. 12 E 13)
Nesse capitulo o autor disserta sobre uma terceira interpretação da história que a vê como um ciclo entre a liberdade e a opressão dela. Segundo Bobbio, a história da liberdade existe somente se ela coexiste com a história da opressão de liberdades. Essas privações são geradas a partir da própria liberdade pois os conceitos sobre esta podem não ser compatíveis, sendo assim a liberdade de um, resulta em uma “iliberdade” ao outro indivíduo. Além disso, a liberdade é um quesito importante para a obtenção da potência (condicionamento do comportamento alheio), o que gera a “iliberdade”.
O autor ainda diz que a história pode ser idealizada a partir da potência, visto que ela é a oposição da liberdade. Assim como se tem diversas formas de libertações, há também diversos tipos de potências que se reforçam mutuamente e são encontradas em qualquer sociedade, são elas: a potência ideológica (condicionamento psicológico); a potência econômica (condicionamento financeiro) e a potência política (condicionamento coercitivo).
O filósofo ainda comenta sobre as lutas pela liberdade e suas linhas e exemplifica a luta pela liberdade política e econômica com a Revolução Francesa, e símbolo de liberdade ideológica com a Encyclopédie. Também é mostrado a visão generalizada que outros autores têm sobre o mundo além da Europa, que é de arbitrariedade e autoritarismo.
...