Analise das moscas
Por: denilsokastroo07 • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Resenha do filme ‘’ Ponte dos espiões ’’
O filme ‘’ponte dos espiões’’ tem como diretor o famoso Steven Spielberg, que por sua vez, faz frequente uso de temas políticos em suas produções. A dramaturgia em questão trata da história do advogado norte-americano Donovan que foi chamado para defender o espião soviético Abel que fora capturado por agentes dos EUA. A princípio, isso era apenas uma maneira de fazer revelar-se a ideia de que o espião teve um julgamento equitativo, pois na constituição estadunidense diz que todos teriam direito a defesa, contudo Donovan foi além e, recusou-se a dar uma defesa fraca ao seu cliente, fazendo assim o possível para inocentá-lo, advogando-o de forma honrosa até a resolução do caso.
É notório que o filme trás à tona a questão do estado democrático de direito, onde a lei constitucional se aplica a todos que estiverem no território nacional e não apenas àqueles que possuem a nacionalidade. Diante disso, vale-se ressaltar que o espião tinha os seus direitos de defesa congruentemente a outros cidadãos norte-americanos. Em meio a defesa do seu cliente, Donovan levantou uma hipótese aparentemente impensável, de utilizar Abel como moeda de troca entre os EUA e a URSS, hipótese esta que viria a obter êxito futuramente, pois um período depois foram capturados um aviador e um estudante estadunidense, essa troca foi negociada em território da Alemanha oriental, em pleno período de construção do muro de Berlim. O longa-metragem também suscita a figura do homem persistente, este seria Donovan, que por sua vez, após a decisão de defender o espião soviético passou a ser visto como um verdadeiro traidor da pátria e mesmo assim ele foi até o fim com a causa.
Numa análise sintética, vê-se que o filme trás consigo muitos pontos interessantes, como o caso de que nele há um cunho escolar, uma vez que exibe noções complicadas como a soberania nacional, que é a capacidade de um país de tomar suas próprias decisões sem a interferência externa e a questão do patriotismo, isto é, devoção à pátria. Mostra-se também, o fato de que o designado para efetuar a troca e ser a ponte que liga os dois pontos extremamente distintos (EUA e URSS), ser um advogado sem amarrações com o governo. Percebe-se ainda, que há um equilíbrio entre as duas faces da guerra, porque o protagonista é estadunidense, no entanto, sua maior propriedade é colidir com a suposta moral de seu país, considerando que ele defende um espião soviético. Ademais, é valido destacar que a trama deixa claro o real papel do advogado, que deve agir sempre conforme as normas, isso fica claro quando mesmo sem apoio da população ou da família, Donovan se manteve seguindo de forma fiel e coerente o ordenamento jurídico americano.
...