Análise filme 12 homens e uma sentença
Por: Gabriel Leal Barbosa Silva • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 380 Palavras (2 Páginas) • 747 Visualizações
Análise do filme
O filme se passa na sala do júri onde doze homens compõem um júri para dar a sentença sobre um jovem acusado de matar o seu próprio pai. Sendo necessária a unanimidade na decisão, cada um dos jurados vai se manifestando na sua vez sobre o caso, até que no final onze tem certeza que ele é culpado e um defende a sua inocência. Este que o declara inocente além de estar com medo de fazer a escolha errada sobre o destino do rapaz, ele demonstra também quais são os pontos duvidosos que o impedem de votar pela condenação. Este jurado com sua grande capacidade de argumentação começa a abalar a certeza dos demais. Para convencer cada jurado ele vai apresentando argumentos diferentes, analisando detalhe por detalhe, de tal maneira que com a utilização do senso critico sobre as evidências e os fatos as opiniões dos demais foram logo se modificando. Até que um por um vai declarando o jovem inocente, de acordo com o que as provas e os depoimentos eram questionados, tendo como resultado final o júri declarado o garoto inocente, depois de muitas discussões e teses.
Pontos positivos
O filme demonstra como é importante o uso da razão e o questionamento sobre as evidências para se chegar a uma conclusão, onde as opiniões diferentes devem ser abordadas e debatidas para que haja a quebra de preconceitos e suposições erradas.
Mostra também o poder da argumentação e da reflexão.
Pontos negativos
Um poder que um júri popular tem de decidir sobre a vida de uma pessoa acusada, ocorrendo a pena de morte se a mesma for realmente culpada, tendo em vista que dependendo das pessoas escolhidas estas poderão fazê-lo sem o mínimo de responsabilidade ou interesse sobre o caso, gerando injustiça para o individuo. Além das pessoas poderem levar em consideração seu condicionamento e história de vida para formação da sua decisão, baseado em preconceitos ou costumes.
Pensamento sobre o filme
A importância da responsabilidade, porque depois de ter conhecimento sobre as evidências e os depoimentos, se todos os jurados não tivessem interesse sobre o caso e chegassem à conclusão de que o jovem era culpado mesmo sem ter tido nenhum questionamento sobre a veracidade de tudo o que foi abordado, seria uma grande falta de justiça e ética.
...