As Inconsistências da Lava Jato
Por: blaguiar • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1]
PUC São Gabriel
As Inconsistências da Lava Jato
Há corrupção em toda a parte (1), inclusive, no Judiciário e no Ministério Público, o que é a corrupção mais grave, porque é exercida por servidores vitalícios. Atribuir à corrupção a um só partido é um erro. Sempre houve (2) e nos últimos tempos só ficou mais evidente.
Um dos fatos mais comentados e que provocou reação imediata nos meios políticos foi a divulgação do grampo telefônico das conversas entre Lula e Dilma. Dilma foi acusada de ter nomeado Lula para o ministério para evitar que o mesmo fosse preso. Ela afirma que o juiz Sergio Moro violou a Constituição ao divulgar as conversas. A grande maioria da população foi as ruas protestarem pela saída da Dilma por acreditarem (3) que o PT é o partido mais corrupto da nossa história. Se o PT é o partido corrupto, o Cunha seria petista? (4) Pois foi acusado de receber propina de 5 milhões de dólares para viabilizar, sem licitação, a construção de dois navios-sonda da Petrobras. Muitos afirmam que o PT é um partido de pobres e o PSDB é um partido de ricos e por isso os tucanos são melhores que os petistas (5).
Eu acredito que é errado opor-se à lei violando-a (6). Como no caso dos quatro policiais legislativos suspeitos de atrapalhar investigações da Operação Lava Jato. Segundo as investigações, eles são suspeitos de localizar e destruir escutas telefônicas autorizadas pelo STF na casa de senadores.
Outra inconsistência é sobre as evidências de que Antonio Palocci e seu ex-assessor, Branislav Kontic, receberam propina para atuar em favor da Odebrecht entre 2006 e o final de 2013, interferindo em decisões tomadas pelo governo federal. O ex-ministro também teria participado de conversas sobre a compra de um terreno para a sede do Instituto Lula, que foi feita pela Odebrechet, segundo o Ministério Público. Seria Antonio Palocci e seu ex-assessor condenados? Sim ou não? (7)
E todos os outros políticos que foram condenados e estão presos em selas especiais, é justo que eles usufruam desse conforto? É o dinheiro de nossos impostos que pagam a sua comida (8).
Na hora de elegermos os nossos representantes, cabe uma difícil escolha, pois somos ameaçados de perdermos os benefícios caso o outro partido ganhe as eleições (9).
Nosso país está atravessando uma das maiores crises econômicas a que muitos atribuem a Lava Jato (10). Temos que destruir a corrupção, sem destruir empresas, empregos e, sobretudo sem destruir os seres humanos.
Falácias:
(1) Generalização apressada: Esta falácia é cometida quando uma pessoa tira uma conclusão sobre uma população com base em uma amostra que não é grande o suficiente.
(2) Argumentum ad Nauseam: Consistem em crer, equivocadamente, que algo é tanto mais verdade, ou tem mais chances de ser, quanto mais for repetido. Um Argumentum ad Nauseam é aquele que afirma algo repetitivamente até a exaustão.
(3) Argumentum ad Numerum: Consiste em afirmar que quanto mais pessoas concordam ou acreditam numa certa proposição, mais provavelmente ela estará correta.
(4) Questão Complexa/Falácia de Interrogação/Falácia da Pressuposição: É a forma interrogativa de pressupor uma resposta.
(5) Argumentum ad Crumenam: É a falácia de acreditar que dinheiro é o critério da verdade; que indivíduos ricos têm mais chances de estarem certos.
(6) Analogia Estendida: Ocorre, geralmente, quando alguma regra geral está sendo discutida. Um caso típico é assumir que a menção de duas situações diferentes, num argumento sobre uma regra geral, significa que tais afirmações são análogas.
...