As atribuições de um profissional de direito
Por: Veleda • 6/9/2015 • Resenha • 3.303 Palavras (14 Páginas) • 180 Visualizações
Direito
Situação do Problema: O que é este curso, como este curso funciona e qual a importância de existir um profissional desta área?
Justificativa: Este tema foi escolhido pela sua grande importância e também por chamar atenção de nós jovens que esperamos um mundo melhor com mais justiça e dignidade, por isso devemos lutar por nossos objetivos, pois quem muda o mundo somos nós mesmos.
Objetivo Geral: Explicar a função de um advogado, em quais áreas pode se atuar com esse curso e se há vagas no mercado de trabalho para esse profissional.
Objetivo Específico:
- Reconhecer a função de um advogado
- Entender como é feito o estágio dessa área
- Procurar saber o tempo de duração desse curso
- Fazer um levantamento das possibilidades do mercado de trabalho nessa área
- Procurar saber onde é oferecido o curso
- Observar em quais áreas pode-se atuar depois de formado
- Procurar saber as disciplinas em que é estudada durante a graduação
Metodologia: O projeto será feito através de pesquisas na internet e também entrevista com um profissional da área.
Revisão de literatura: Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Advogado é o profissional atua na resolução de conflitos, representando partes de um processo judicial. Ele analisa os pontos das disputas com base na legislação do país e faz a defesa dos interesses dos seus clientes junto aos órgãos competentes. Existem duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB( Ordem dos Advogados do Brasil ). Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter dois anos de inscrição na OAB como advogado. O curso da graduação é generalista e enfatiza as ciências humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de Português, Sociologia, Teoria do Estado e Economia, além de matérias específicas do Direito: Civil, Constitucional, Penal, Comercial e Medicina Legal. Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juiz ou advogado em simulações de julgamentos. Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida numa pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma. O curso tem como duração média de cinco anos. Sendo que em algumas universidades o estágio não é obrigatório, mas é muito importante que seja realizado, Pois ele permite que o cursando obtenha uma maior visão sobre a profissão e os problemas que terá que enfrentar durante sua caminhada profissional. O estágio pode ser feito em: Empresas de diversos segmentos, Justiça, Ministério Público, Procuradoria, Defensorias Públicas, Autarquias e diversos órgãos públicos O curso está disponível tanto em universidades públicas quanto particulares. Algumas das principais universidades públicas do Rio Grande do Sul: UFPEL, UNIPAMPA, e FURG. E algumas particulares: ANHANGUERA e URCAMP.
Melhor época do ano para procurar estágio: Início do ano, quando a demanda é grande e a concorrência, menor. Momento ideal para iniciar estágio: A partir do terceiro ano ou do 5º semestre. Para estágio supervisionado pela OAB, apenas a partir do 4º ano ou do 7º semestre. Atividades do estágio: *Acompanhamento do prazo de processos, anexa documentos, pesquisas de jurisprudência (decisões judiciais já sedimentadas e usadas como base em processos semelhantes) e de outros casos similares.
*Elaboração de petições (documento inicial de um processo) sob a supervisão de um advogado. *Acompanhamento do advogado em audiências. Além do estágio comum, o estudante pode também ser um estagiário inscrito na OAB. Para isso, precisa estar no 4º ano ou no 7º semestre. Com essa inscrição, seu estágio é supervisionado pela Ordem e ele recebe um orientador, que é um advogado sênior que o acompanhará durante o período máximo de dois anos. Inscrito na OAB, esse estagiário também tem mais facilidade para acesso aos fóruns e para solicitar processos nos cartórios. O bacharel também pode fazer estágio depois de formado, por um período de dois anos, no máximo.
...